![]() |
Na usina submersa, a turbina será ligada a um
reservatório no leito
marinho a uma profundidade entre 400 e 800
metros.
[Imagem: Knut Gangasseter/Doghouse].
|
(Texto enviado por Neto Soares)
Uma hidrelétrica
geralmente é formada por uma barragem para elevar o nível da água - quando
desce, a água faz girar uma turbina, que aciona um gerador para produzir
eletricidade. Por isso, pode parecer um tanto estranha a ideia do pesquisador
norueguês Rainer Schramm: ele quer construir uma hidrelétrica no fundo do mar.
"Imagine abrir uma
escotilha em um submarino submerso. A água vai fluir para dentro do submarino
com uma força enorme. É justamente esse potencial de energia que queremos
utilizar," explica Schramm.




























