Mostrando postagens com marcador biotecnologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador biotecnologia. Mostrar todas as postagens

domingo, 22 de março de 2015

E ESSA TAL BIOTECNOLOGIA?

(Texto enviado pela Representante Beta EQ, Stephanie Santana)

Dentre as diversas áreas nas quais a Engenharia Química pode atuar, uma das minhas preferidas é a Biotecnologia. As diversas crises em torno dos materiais não renováveis e seus derivados acabam sempre dando visibilidade aos bioprocessos que, por sinal, me são encantadores.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

SISTEMAS BIOLÓGICOS E A ENGENHARIA QUÍMICA

"A indústria química tem sido grande motora da criação de riqueza e bem-estar mas a sua associação, muitas vezes indevida, aos problemas de poluição e ao consumo de matérias-primas e energia no decurso dos processos de produção criou na sociedade a percepção de ser também uma fonte de problemas. Simultaneamente, a indústria química contribuiu para o aprofundamento de uma filosofia de consumo que associado a um aumento rápido da população mundial criaram uma situação insustentável no que concerne à exaustão dos recursos naturais, às alterações climáticas e à capacidade de a humanidade melhorar, ou até manter, os actuais padrões de qualidade de vida. Mitigar ou evitar consequências negativas da actividade humana recente constitui um desafio de não pequena dimensão.