segunda-feira, 8 de junho de 2015

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O PASSEI DIRETO?


("Texto enviado pela Representante Beta EQ, Karine Costa") 

O Passei Direto é uma rede social para estudos que tem como missão conectar estudantes e os seus conhecimentos. O site foi criado em 2012, por André Simões e Rodrigo Salvador. Os dois estudavam na PUC-Rio e se conheceram graças ao seu objetivo em comum: desenvolver uma nova forma de estudar. Assim nasceu o Passei Direto! 

A rede é colaborativa e conta com mais de 2 milhões de usuários, milhares de arquivos e está presente em todas as universidades do Brasil. No Passei Direto o estudante organiza a sua grade de disciplinas, conhece estudantes de todo o país, tira dúvidas, encontra materiais de estudo e recebe convites para oportunidades em grandes empresas do Brasil. Além dos estudos, cuidamos também da sua carreira. 


Entenda como funciona:


Passo 1. Na tela inicial do site é possível fazer o cadastro do endereço de e-mail ou logar com nome de usuário e senha do Facebook. Devem ser fornecidos dados como o nome da universidade e curso. O sistema automaticamente envia um e-mail de boas vindas.

O correio traz uma mensagem com os dez mandamentos da rede social. Entre eles está recomendar arquivos, ajudar outros usuários, não fazer perguntas repetidas. E, como ninguém é de ferro, recomendações sobre paquera, sem deixar os estudos de lado.

No fim da mensagem, há um link para acesso direto ao site passeidireto.com;
Passo 2. Ao ser direcionado para a página inicial do Passei Direto, o usuário recebe boas vindas e é convidado a fazer um pequeno tour pela ferramenta. São dadas orientações para acesso rápido a funções como a adição de disciplinas, respostas e envio de arquivos;
Ao lado da foto do avatar é possível clicar e ser redirecionado a um resumo do perfil na rede. Entre as informações mostradas estão o número de arquivos, lista de comentários enviados, disciplinas em que está inscrito, número de contatos, além de informações acadêmicas e profissionais e o nível do usuário na rede social. Todas as informações podem ser editadas.
Logo abaixo, em “Nível” o clique leva a um resumo que dá dicas para usar a gamificação a favor do usuário. Aí entra o momento “competição” na rede. Quanto mais recomendações, arquivos enviados, perguntas e respostas bem qualificadas, maior a chance de mudar de nível e chegar a “oráculo”.
Passo 3. Adicione disciplinas que podem ser escolhidas na listagem do curso mostrada pelo sistema. Ao clicar na marcação verde “cursando” a disciplina é adicionada à lista. Na mesma aba podem ser acessadas disciplinas escolhidas pelo usuário. Há também opção para criação de outras;
Passo 4. Envie arquivos. Ao clicar em arquivo, no menu superior esquerdo, é possível enviar o material de estudo a ser compartilhado com outros usuários;
Escolha onde deseja salvar o arquivo e clique em enviar. Na próxima tela é o momento de organizar as informações referentes ao arquivo com adição de título, categoria e palavra-chave.
Passo 5. Faça buscas. No menu superior, que lembra bastante a barra de busca do Facebook, é possível buscar nomes de contatos, disciplinas e universidades. O próprio sistema sugere novos amigos por meio do “Talvez você conheça”.
Passo 6. Pergunte. Uma das formas de ganhar ponto e conquistar o “oráculo” é fazendo boas perguntas que podem ganhar curtidas de outros usuários. Basta apertar o botão “Fazer pergunta” e formular uma questão. As respostas em destaque aparecem primeiro.
Criador da rede social, Rodrigo Salvador está cursando a faculdade de administração - após ter concluído o curso de comunicação social. Em entrevista a EXAME.com, ele falou sobre o site e seus planos - que incluem o foco em plataformas móveis e a internacionalização do Passei Direto.
A seguir, leia alguns trechos do bate-papo.
EXAME.com: Como o Passei Direto surgiu? 
Rodrigo Salvador: Eu tinha 21 anos e um sonho grande e simples: se o Facebook era a rede social e o LinkedIn, a profissional, por que não criar uma rede acadêmica? Nós recebíamos 30 mil membros por dia e decidimos fechar o site de agosto de 2012 até setembro de 2013 para otimizar o sistema. Reabrimos com tudo e batemos a marca dos 2 milhões sem fazer propaganda.
 
EXAME.com: E qual é a proposta do site?
Rodrigo Salvador: Nossa proposta é conectar alunos e difundir conhecimento. Somos hoje um grande repositório de material de estudo, com cerca de 300 mil arquivos, 30 mil perguntas e respostas e, em breve, passaremos a contar com vídeos. E se antes o nosso foco maior era em agregar conhecimento, agora é reunir mais alunos.
 
EXAME.com: E estes alunos são, basicamente, universitários?
Rodrigo Salvador: A maior parte do público é mesmo formada por universitários. A faculdade é um meio para o fim que é entrar no mercado de trabalho e o nosso site ajuda nesta transição. Em breve, vamos lançar uma ferrramenta que vai tornar ainda mais eficaz essa ligação entre os alunos e as empresas. Está em fase de testes, sai em janeiro e vai se chamar Passei Direto Jobs.
EXAME.com: Como vocês pretendem ganhar dinheiro com o site?
Rodrigo Salvador: Nosso foco hoje é criar um grande produto todo focado no aluno. Sendo assim, o site vai continuar sendo gratuito e a monetização vai se dar por meio de iniciativas como o Passei Direto Jobs. Para nós, o mais importante mesmo é ter uma grande plataforma.
 
EXAME.com: Qual o diferencial do Passei Direto em relação a outras redes sociais?
Rodrigo Salvador: Nosso diferencial é ter foco e uma boa ferramenta para oferecer. Para os alunos, é ótimo poder ter acesso a conteúdo educacional de todo o país num só lugar. E isto, o Facebook nunca terá: um bom banco de dados compartilhado com informações sobre qualquer tópico acadêmico. Um arquivo centralizado ajuda as pessoas na hora de estudar.
 
EXAME.com: E quais são os planos para o futuro?
Rodrigo Salvador: Até o fim do ano, queremos ter 50% de nossa base acessando o site por meio dos apps para Android e iOS. Hoje, 10% deles já fazem isso, cerca de 150 mil pessoas. Além disso, queremos ter 3 milhões de usuários até dezembro e investir em outras iniciativas paralelas - como a venda de livros didáticos. Também temos planos de internacionalização. Mas estou muito feliz com o que já alcançamos.




https://www.passeidireto.com/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/site-passei-direto-reune-2-milhoes-de-universitarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário