quarta-feira, 3 de junho de 2015

ERNEST SOLVAY


(Texto enviado pelo Representante Beta EQ, Wallas Souza)

Ernest Solvay não é um engenheiro químico, porém suas contribuições foram bastante importantes para esta engenharia. Nascido em 16 de abril de 1838 na Bélgica,possui formação em química industrial, e desenvolveu por meio de um trabalho conjunto com seu pai (1863) em uma fábrica de sal, o processo Solvay, que foi denominado assim em homenagem ao seu sobrenome. Esse processo industrial objetivavaproduzir industrialmente o carbonato de sódio (soda), e isto lhe proporcionou o acúmulo de uma grande fortuna, permitindo a fundação de vários institutos de pesquisas.

Seu espírito inventor se desenvolveu diretamente na indústria química, onde este iniciou sua atuação com 21 anos na indústria de gás do seu tio, já que uma enfermidade o impedia de ir à universidade. Autodidata e empreendedor, Ernest idealizou vários métodos de purificação de gases por meio de uma torre de carbonação, que separava os subprodutos como o amoníaco, a solução salina, e o dióxido de carbono ao ser misturado, o que permitia ainda o reciclo do amoníaco. Entretanto, ele ficou conhecido principalmente pelo desenvolvimento de um método para a produção de carbonato de sódio, conhecido como barrilha ou soda, a partir do sal, do calcário e do amoníaco, sendo esta a sua primeira patente (1861). Este método foi uma melhoria do método Leblanc (desenvolvido por Nicolas Leblanc), devido a este ser caro e mais poluente. Seu método foi aperfeiçoado após anos de pesquisa, nas instalações de uma fábrica de sua propriedade, fundada através da empresa Societé Solvay & Cie. que era uma associação financiada por alguns de seus familiares, incluindo seu irmão Alfred.

O processo Solvay atualmente possui grande importância industrial, que pode ser verificada pelos inúmeros processos que utilizam o Na2CO3 como matéria-prima, como por exemplo, a fabricação de vidros, detergentes, sabões, papel, materiais cerâmicos, remédios, têxteis, etc.

Com sua posição crescente no mercado a Solvay começou a expandir sua atuação para outros países, como França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Rússia e Estados Unidos. Em 1900, cerca de 95% da produção mundial de soda era proveniente do processo Solvay. O lucro obtido por meio deste êxito foi aplicado em projetos filantrópicos, incluindo a fundação de vários institutos internacionais de pesquisa científica, especialmente na Universidade de Bruxelas, nos cursos de fisiologia, sociologia, física e química. Ernest faleceu em Ixelles no ano de 1922 (84 anos), mas sua marca continuou evoluindo, chegando ao Brasil em 1941, instalando-se no município de Santo André, Estado de São Paulo, com o nome de Indústrias Químicas Eletro Cloro. No entanto, em 1991, adotou o nome mundial do grupo, passando a se chamar Solvay do Brasil S.A., vindo a ser modificado em 1998 para Solvay Indupa do Brasil, devido a sua integração à Solvay Indupa da Argentina.

A empresa Solvay atua fortemente com a responsabilidade ambiental, onde nos Estados Unidos, a água contaminada de West Depford em Thorofare é tratada e reutilizada no processo industrial. Já na Índia, 80% da água utilizada no processo é recuperada.

O processo Solvay tem servido de grande incentivo para as indústrias atuais, pelo fato de já possuir naquela época como uma de suas premissasa, a viabilidade econômica do processo industrial interligado a geração de uma menor poluição ambiental.

Referências

ARAKI, K.; ARAÚJO, A. L. DE; NEVES, C. A.; FERREIRA, A. M. C. “Simulação do processo Solvay no laboratório didático”, Química Nova, São Paulo, 21, 1, pp 114-116 (1998).
Ernest Solvay.Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ErneSolv.htm>. Acesso em: 29 maio 2015.
GLOBO.COM. Solvay IndupaSaic, da Argentina, pede registro de companhia aberta. 2008. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL337191-9356,00-SOLVAY+INDUPA+SAIC+DA+ARGENTINA+PEDE+REGISTRO+DE+COMPANHIA+ABERTA.html>. Acesso em: 29 maio 2015.
História. Disponível em: <http://www.solvay.com/en/about-solvay/history/index.html>. Acesso em: 29 maio 2015.

How products are made.Ernest Solvay Biography (1838-1922). Disponível em: <http://www.madehow.com/inventorbios/22/Ernest-Solvay.html>. Acesso em: 29 maio 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário