sexta-feira, 8 de maio de 2015

VAGAS EM GRANDES EMPRESAS

(Oportunidade enviada pelo Representante Beta EQ, Murilo Maioli)

Ao chegarem aos últimos semestres da graduação, os alunos começam a se questionar como e onde conseguirão o estágio obrigatório para se formar em engenharia. Essa preocupação é perfeitamente normal em anos de economia em crescimento, entretanto o atual momento da economia brasileira aumenta essa preocupação para os estudantes.

                Apesar do mal momento econômico do País, grandes empresas como a Ambev continuam a contratar novos funcionário. Em 13/02/2015 a Anheusr-Busch Inbev (Ambev) abriu vagas para estagio de meio período ao redor do Brasil com início em agosto para trabalhar na área de pessoas e gestão. Além disso, o candidato deve estar cursando o ultimo ou penúltimo ano da graduação, possuir inglês intermediário e conhecimento do pacote Office. Infelizmente não foram informados os valores e nem as cidades.
                A Ambev surgiu no Brasil em 1999 a partir da fusão entre a Brahma e a Antártica. Em seguida, elas se uniram ao grupo Anheus-Busch Inbev, maior empresa cervejeira do mundo. Além de ser reconhecida por fabricar “estrelas” como Budweiser e Stella Artois, a multinacional possui grandes metas sociais e ambientais. Dentre elas, se destacam as oitos metas ambientais para 2017 como reduzir em 10% a emissão de gases agravantes do efeito estufa e reduzir para 3.2 litros a quantidade de água gasta por litro de cerveja fabricado.
        Além da Ambev, empresas como a L’Oréal também oferecem vagas para engenheiros. Atualmente, a empresa de cosmético está com diversos estágios de meio período em gestão financeira e Supply Chain aberto para graduando de qualquer curso superior. Além disso, existem vagas para estudante de engenharia, administração ou economia, por exemplo, na área de operações.  Assim como a Ambev, a L’Oréal não divulgou valores, mas os estágios são em São Paulo ou Rio de Janeiro.
                Como citado anteriormente, a L’Oréal não especifica quais cursos podem ou não se candidatar ao estágio. Inicialmente isso pode parecer estranho, mas essa atitude faz parte da cultura da empresa, a L’Oréal acredita na diversidade dos funcionários e não discriminam cor, raça, orientação sexual, limitação física ou qualquer outro tipo de segregação. Ademais, a empresa de cosmético investe pesado em pesquisa e inovação (P&I), por exemplo, em 2013 a L’Oréal gerou 624 patentes a partir de 853 milhões de euros investidos em P&I.
                A L’Oréal e a Ambev são multinacionais na produção de bens de consumo, mas, além delas, existem multinacionais no setor terciário ou serviços, como, a Accenture, empresa de gestão, serviços de tecnologia, Consulting e Outsourcing (Terceirização). A Accenture está em mais de 120 países ajudando os seus clientes a entrarem em novos mercados, aumentarem a receita de mercados já existentes, melhorar a performance operacional e fornecer produtos e serviços de formas mais eficiente e efetiva. 
                Atualmente, a empresa de consultoria está oferecendo dois estágios na área de consultoria para estudante de engenharia, administração ou economia, um dos estágios é oferecido no Rio de Janeiro e o outro em São Paulo. Os valores não foram informados, mas a oferta possui diversos benefícios como auxilio alimentação, transporte e plano de saúde.
              As oportunidades de emprego não estão presas apenas às multinacionais privadas, ou seja, existem diversos concursos públicos abertos para estudante de nível superior. A maioria das oportunidades não determina um curso especifico e estão concentrados em prefeituras de diversos estados do Brasil. Entretanto, essas oportunidades não são para estudante, mas sim para formados e recém-formados.
                As oportunidades de estágio na área pública são praticamente inexistentes, por outro lado, as oportunidades no setor privado são imensas. Apesar de não existir busca especifica por engenheiro químico, os engenheiros em geral estão em alta, ou seja, o importante é se adaptar ao mercado e se aventurar pelas grandes empresas.

Segue os links sobre as carreiras comentadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário