quarta-feira, 13 de maio de 2015

REDE METROLÓGICA DE ALAGOAS

(Texto enviado pelo estagiário de Engenharia Química da Rede Metrológica de Alagoas, João Victor)

A Rede Metrológica de Alagoas - RMAL é uma associação civil sem fins lucrativos,  rege-se pelas normas da constituição da República de 1988, código civil brasileiro e legislações correlatas. O processo de  articulação foi iniciado pelo SEBRAE/AL no início do ano de 2004 e em 22 de março de 2005, aconteceu a Assembleia de constituição da RMAL. Tem a finalidade básica de estimular e promover suporte técnico em áreas da Tecnologia Industrial Básica, mais especificamente em Metrologia, Normalização, Avaliação da conformidade, Reconhecimento da competência de Laboratórios de ensaio e calibração, e na estruturação de sistemas de gestão das empresas. Dentre os serviços que a Rede Metrológica AL realiza, um dos principais é ser um provedor de programas de certificação. Este programa visa reconhecer formalmente a competência técnica de laboratórios de calibração e ensaios de acordo com a norma NBR ISO/IEC 17025:2005. Este reconhecimento é um processo de caráter voluntário, no qual os laboratórios associados solicitam a avaliação de seus sistemas de qualidade sendo criada desta forma uma rede de laboratórios de calibração e ensaios, composta por laboratórios independentes e autônomos, vinculados entre si através de uma coordenação, com a finalidade de prestar serviços especializados em calibração e ensaios, bem como difundir o conhecimento e uso destas áreas no Estado de Alagoas.
A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia. A Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica das empresas, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país. A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica. A Metrologia Legal, que controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.

A RMAL tem como Objetivos Estratégicos:
Difusão:
§  Construir a cadeia do conhecimento metrológico;
§  Estimular a geração de conhecimento metrológico afinado com a vocação local;
§  Articular e/ou capacitar em competências estabelecidas, profissionais, laboratórios e empresas locais.
Articulação:
§  Viabilizar parcerias patrocinadoras;
§  Captar recursos junto aos fundos setoriais.
Promoção:
§  Definir portfólio de produtos;
§  Apoiar a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios;
§  Reconhecer competência técnica de laboratórios;
§  Promover ensaios de proficiências.

A Identidade Organizacional de uma empresa é a base a partir da qual todos os objetivos, metas e anseios da empresa são traçados e alcançados. Quando falamos de Identidade Organizacional, estamos nos referindo a Missão (Porque ou intuito da organização existir), a Visão (Onde a organização se vê depois de algum tempo) e, o mais importante, os Valores (Em que se baseiam as atividades daquela empresa). Sendo assim, a RMAL tem sua Identidade Organizacional:
·         Missão: Prover e desenvolver ações nas áreas de Tecnologia Industrial Básica, promovendo inovações, qualidade e assegurando confiabilidade aos produtos e serviços do Pais.
·         Valores Organizacionais: O exercício da missão e a busca da visão de futuro da RMAL são pautados pelos seguintes princípios de gestão:

§  Confiabilidade
§  Competência
§  Ética
§  Comprometimento
§  Acessibilidade
§  Empreendedorismo
§  Imparcialidade

·         Política da Qualidade da RMAL:

É compromisso da RMAL obter excelência no atendimento de seus serviços, promover novas oportunidades de negócios para as empresas, contribuir para o fortalecimento da Tecnologia Industrial Básica,  buscar o aumento da competitividade dos setores produtivos de Alagoas, o atendimento aos requisitos da NBR ISO 9001 e a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
       Consultoria em Metrologia
A consultoria em metrologia realizada pela RMAL, consiste em diagnosticar a situação atual da empresa em relação a Tecnologia Industrial Básica, orientar no atendimento aos requisitos de normas compulsórias e/ou voluntárias a serem implantadas, tais como;

·      Mapeamento dos processos;

·      Elaboração dos documentos necessários;

·      Definição de políticas internas;

·      Definição dos clientes alvo e suas necessidades;

·      Apoio na implantação dos procedimentos operacionais padrões e Instruções de Trabalho;

·      Descrições de cargo e Organograma;

·      Orientações na aquisição de serviços: Calibrações de equipamentos, Realização de Ensaios, Padrões a serem utilizados que comprovem a conformidade dos serviços e produtos, Processo de Certificação;
·      Identificação das necessidades das pastes interessadas;
·      Definição de Indicadores e Metas, relativos ao financeiro, clientes, socioambientais, pessoas, processos, fornecedores e sustentabilidade;
·      Sistemática para qualificação e avaliação dos fornecedores;

Auditoria Interna
A Auditoria tem como objetivo avaliar nas empresas o atendimento aos requisitos normativos, conforme com base em normas e tem como guia a norma ABNT NBR ISO 19011 - Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental.

Por que a Certificação da RMAL?
Quando a empresa opta por certificar-se, é importante que ela considere que muitas mudanças importantes ocorrerão. A ISO vem com o objetivo de padronizar os processos para atender as necessidades internas e principalmente dos clientes da empresa. Portanto, é indispensável que haja a conscientização e colaboração de todos os profissionais envolvidos.
São diversos os benefícios que uma organização pode obter com a certificação, como:
·         Prestígio no mercado;
·         Destaque entre os concorrentes;
·         Conquista de novos mercados;
·         Motiva os colaboradores a trabalhar melhor;
·         Processos internos fluindo corretamente, entre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário