sexta-feira, 29 de maio de 2015

NORMAS DA ABNT PARA TCC - 2015

         (Texto enviado pela Representante Beta EQ, Fernanda Rengel)
    
          Que atire a primeira pedra o acadêmico que nunca sentiu medo do TCC. O TCC é uma das principais etapas na formação de um estudante, além da monografia já ser bastante trabalhosa devido aos experimentos a serem realizados, ainda tem-se toda a parte de formatação e estrutura a ser seguida.  O trabalho de conclusão deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a associação estabelece desde as margens até como devem ser feitas as referências bibliográficas. Se você ainda não conhece as normas não há motivos para desespero, aqui apresentamos as regras básicas que deve-se seguir.


     Estrutura da monografia
Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.
Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.
Dedicatória/agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.
Resumo: é um texto, de 150 a 500 caracteres, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.
Sumário: serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo.
Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.
Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.
Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.

ü     Formatação
Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Margens: a superior e a esquerda devem ter 3 cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2 cm.
Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12, usando Arial ou Times New Roman.
Texto: o texto do TCC deve ser escrito com fonte Arial ou Times, com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.
Notas de rodapé: letras com tamanho 10 e espaçamento simples.
Citação Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.
Citação Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

Referências
Livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.
Exemplo: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.
Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.
Exemplo: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 02/02/2015.

            Uma das etapas mais trabalhosas da monografia com certeza é organizar as referências, uma sugestão é enquanto você está redigindo o texto em outro arquivo do Word ir adicionando as referências, lembrando que elas devem ser organizadas por ordem alfabética e não pela ordem que aparecem no texto. Existem várias sites que ajudam a “gerar” as referências de acordo com as normas, deixo aqui como sugestão o site citethisforme


Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário