quinta-feira, 21 de maio de 2015

FIBRIA: “EFICIÊNCIA ECONÔMICA E RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL”

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ, Jocirlei Felicio) 
                                                                         Fornecedora de insumos e produtos para todos os setores produtivos, a indústria química desempenha relevante papel na economia. Dados da ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) indicam que a indústria química contribuiu com 2,8% para o PIB brasileiro e obteve um faturamento de R$ 335,9 bilhões em 2013.  Nesse cenário, destaca-se a Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES).
Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 969 mil hectares, dos quais 343 mil hectares são destinados à conservação ambiental.

Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a empresa canadense Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa. Além disso, a Fibria e a Klabin aprovaram a celebração de um contrato para fornecimento de celulose de eucalipto (fibra curta), que será produzida na nova fábrica da Klabin em construção na cidade de Ortigueira, no Paraná (Projeto Puma). Com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas, sendo 1,1 milhão de celulose de fibra curta, a fábrica tem seu início de operação previsto para 2016.

Dentre as etapas que compõem a fábrica destacam-se as operações unitárias e os processos unitários. Em relação às operações unitárias tem-se: picagem da madeira, classificação granulométrica dos cavacos, transporte dos cavacos até o digestor, filtragem da polpa cozida, mistura da polpa + químicos do branqueamento, filtragem da polpa branqueada, secagem da polpa. E como processos unitários: digestão e branqueamento da polpa. Com isso, para que o processo produtivo seja eficaz, necessita-se de colaboradores que possuem o perfil desejado, ou seja, com competência, habilidades e atitudes. Dentre esses colaboradores destaca-se o Engenheiro Químico. 

Na Fibria, o Engenheiro Químico desempenha um papel essencial tanto na parte técnica quanto na parte gerencial, abaixo algumas das atividades realizadas:
  • Gerenciamento, orientação, controle e condução da produção;
  • Inspeção das atividades e orientação;
  • Análise de pontos críticos, solução de problemas e apresentação de planos de controle;
  • Análise da qualidade e eficiência na produção;
  • Registro dos dados coletados e parecer técnico sobre os mesmos;
  • Tratamento de efluentes;
  • Treinamento de colaboradores;
  • Coordenação de equipes e acompanhamento do processo produtivo afim de melhorias e redução de perdas.


A Fibria mantem uma excelência em sua governança, além de projetos sociais e na produção mais limpa (P+L) em seus processos, ela busca contribuir por uma sociedade sustentável, fornecendo com eficiência econômica e responsabilidade social e ambiental a matéria-prima preferida para a fabricação de tipos muito usados de papel: a celulose de eucalipto. Como visto, a Fibria é uma indústria de destaque no cenário socioeconômico e que define bem seu planejamento estratégico voltado para os stakeholders.

Sendo assim, como uma Organização seleciona bem seus candidatos para uma vaga, cabe também ao candidato escolher uma indústria que esteja de acordo com os seus princípios éticos e morais.

Caso se interessou pelo perfil governamental da Fibria e quer fazer parte de seu capital intelectual, acesse agora o site http://www.fibria.com.br/ e clique em Trabalhe Conosco. O link encaminhará para um Banco de Cadastro em que uma empresa parceira é responsável por todo processo seletivo. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário