quinta-feira, 7 de maio de 2015

A SUA MELHOR OPORTUNIDADE É VOCÊ QUEM FAZ!


(Texto    enviado    pelo   Representante   Beta EQ, Matheus Alves Lopes)

Durante esta semana, a equipe Beta EQ abordará em seus textos um tema de grande importância para todos nós: As oportunidades na Engenharia Química. Esse tema será abordado de diversas formas pelos meus amigos de startup, através de vagas em diversas regiões. Nosso objetivo é trazer para o leitor Beta EQ um raio-X, por diferentes quadrantes, do atual cenário de oportunidades em nosso país.

Neste texto, não pretendo ranquear as melhores oportunidades de emprego ou estágio na minha região. Me proponho através deste tentar desvendar, junto ao leitor Beta EQ, o que é essa tal oportunidade que todos esperam.

Mas, afinal, o que é uma oportunidade? Existe um trecho no clássico infantil Alice no País das Maravilhas onde a personagem principal, ao chegar numa encruzilhada, se vê diante de vários caminhos possíveis. Tomada por uma grande dúvida (por qual caminho seguir), Alice é surpreendida pela presença de um gato sob uma árvore. Após questioná-lo sobre qual caminho seguir, o gato responde, em suma, dizendo: “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Este trecho, o qual eu considero como o grande ensinamento filosófico desta obra, pode nos ajudar a responder a pergunta inicial. Essa tal Oportunidade, que pode assumir 'N' definições, sentidos e características, terá total sintonia com aquele que a almeja. Como abordado acima, se um indivíduo não tem total convicção de qual oportunidade ele quer para si, qualquer oportunidade servirá.

Um outro questionamento pode ser levantado em meio a essa reflexão: existe uma “Oportunidade Perfeita”? Bem, eu acredito que sim. Por mais que esse termo “Oportunidade Perfeita” sugira algo surreal, que tangencie um plano Metafísico (assumindo uma abordagem platônica sobre), creio que se um indivíduo tem ciência de onde está e aonde quer chegar, existirá uma oportunidade perfeita para este indivíduo alcançar este objetivo.

Me propus a trazer ao leitor Beta EQ esse ato de autoanalise com o intuito de mostrar que cada um de nós, a nossa maneira, somos a nossa melhor oportunidade. Você pode receber uma ótima proposta mas, essa apenas será a melhor se você estiver pronto para fazer desta a melhor. Como já diz o título desta publicação: a melhor oportunidade é você quem faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário