sexta-feira, 3 de abril de 2015

SÉRIE "POR DENTRO DOS COREEQs" - PARTE 1: COREEQ MARANHÃO

(Entrevista realizada pela Representante Beta EQ e estudante da UFC, Gabriella Freitas)

Já tem programação para Julho?  Que tal tirar uma ‘semaninha’ pra garantir horas extracurriculares com conteúdo para acrescentar no currículo, conhecer um novo lugar e ainda vivenciar o clima de integração da EQ, você não vai perder essa chance né?!


Os Congressos Regionais dos Estudantes de Engenharia Química – COREEQs surgiram em 1995, com a percepção da necessidade dos estudantes de Engenharia Química de uma frequência maior para os seus encontros, além do já existente CONEEQ, realizado anualmente junto com a FENEEQ - Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química. Além disso, os COREEQs vieram suprir uma necessidade clara do movimento estudantil de avaliar individualmente e mais de perto a realidade específica de cada região do Brasil, com suas características e necessidades particulares. Além de também ser uma das melhores maneiras de fazer networking. 

Então, pra isso o Beta EQ preparou entrevistas com os coordenadores gerais dos próximos COREEQ’S (Sul/Sudeste e Norte/Nordeste) para expor alguns pontos e apresentarem os respectivos congressos.

Sara Coelho dos Santos, Coordenadora geral do Coreeq 2015 N/NE, graduanda em Engenharia Química - UFMA, e atual diretora de Comunicação N/NE da FENEEQ (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química).

Para melhor entendimento da entrevista organizamos assim SC: Sara Coelho e BETA EQ: βEQ

βEQ: O tema do Coreeq Norte/Nordeste - UFMA é "A Evolução da Engenharia Química: Perspectivas e novos desafios", como deve ser a preparação dos futuros engenheiros na graduação para enfrentar esses desafios na indústria?

SC: O trabalho da Engenharia Química é um ciclo sem fim, tendo em vista essa constante mudança o profissional necessita ter habilidades como: capacidade de trabalho colaborativo, empreendedorismo, além de contínua motivação, conhecimentos gerais e especializados, interdisciplinaridade, grandes habilidades de comunicação, aperfeiçoamento e elaboração novos métodos para fabricação de produtos químicos. O que faz com que o torne apto a enfrentar os desafios da indústria química.

βEQ: Porque a escolha desse tema?

SC: A escolha do tema foi devido ao que atualmente nós, estudantes de engenharia química e engenheiros recém-formados, enfrentam ao encarar o mercado de trabalho.

βEQ: Qual a importância da vivência da realidade da engenharia química fora dos "muros" da universidade?

SC: Vivências fora do muro da universidade são essenciais para a formação de bons profissionais, experiências como essas faz com que o estudante cresça profissionalmente e pessoalmente, o torando cada vez mais preparado para encarar, sem medo, os desafios que enfrentará após a sua formação.

βEQ: O que não pode faltar em congresso de EQ?

SC: Acredito que congresso de estudante é construído por quatro pilares: acadêmico, alojamento,eventos culturais e um boa comunicação. Esses quatros funcionando pode-se dizer que o congresso foi de boa qualidade e as eventuais falhas que possa a vir acontecer, pode passar despercebido pelos congressistas.


βEQ: Dicas úteis (pra quem vai de avião, ônibus... )


SC: Existem voos diários das principais capitais, assim como linhas de ônibus. Para os que virão de avião, dependendo da demanda faremos o transporte bate-volta (aeroporto/alojamento). O alojamento abrirá apenas as 08h00min do dia 19 de julho, para os que virão de ônibus peço que façam o calculo do tempo da viagem para chegar por volta desse horário, assim evitaremos contratempos na hora do check-in.

Para mais informações acessem o blog: coreeqmaranhao.blogspot.com.br e confiram o histórico e as programações do COREEQ MA.

Além das páginas no Facebook: facebook.com/candidatura.ma e também a página https://www.facebook.com/coreeq2015ma

Lembramos que no COREEQ Maranhão acontecerá a segunda edição do DESAFIO BETA EQ!! O Nordeste e a organização do Maranhão esperam todos com muita animação e disposição! Só não vale ficar de fora!

“Convido todos os estudantes de engenharia química e áreas afins para participar desse encontro que está sendo preparado com toda dedicação para que seja um evento de qualidade. Estamos preparando detalhes que irão surpreender vocês. Traremos o desafio Beta EQ, este será o grande diferencial do nosso acadêmico; que contará também com toda programação que já vem acontecendo nas edições anteriores: minicursos, palestras, mostra de IC, visita técnica, workshop e E4Q. Nosso alojamento oferece toda a estrutura necessária para quem vai passar sete dias fora de casa, estes desfrutarão do paraíso com vista permanente para o mar. Nossos eventos culturais a cada dia será uma surpresa, estão sendo preparados para a cada dia ser um melhor que o outro. Ainda tens duvida de vir? Não fique de fora, o Maranhão irá encantar você”. Sara Coelho – Coordenadora geral Coreeq N/NE – Maranhão 2015

As inscrições começam dia 05 de Abril no site da FENEEQ! Marca na agenda, lembrete do celular e não perde a chamada! #MasEuVou

Nenhum comentário:

Postar um comentário