domingo, 22 de março de 2015

E ESSA TAL BIOTECNOLOGIA?

(Texto enviado pela Representante Beta EQ, Stephanie Santana)

Dentre as diversas áreas nas quais a Engenharia Química pode atuar, uma das minhas preferidas é a Biotecnologia. As diversas crises em torno dos materiais não renováveis e seus derivados acabam sempre dando visibilidade aos bioprocessos que, por sinal, me são encantadores.


Mas então, o que é essa tal Biotecnologia?

A ONU, no Art. 2 da Convenção de Biodiversidade em 1992, afirmou que implica a aplicação tecnológica de sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fabricar ou modificar produtos ou processos para uma utilização específica; Ou seja: Para nós, é basicamente aplicar conceitos de biologia para o desenvolvimento de tecnologias e melhorias ou aplicação de novos processos.

A biotecnologia é tão ou mais vasta que Engenharia Química e a junção pode ser empregada no agronegócio, na produção de bebidas, cosméticos, alimentos e inclusive de biocombustíveis. Esse último, por sinal, foi meu tema do ARHTE (projeto interdisciplinar semestral na UNIFACS) por um ano e meio, através de um projeto de pesquisa sobre o aprimoramento do processo de produção de biodiesel derivado de microalgas e logo depois, da tentativa de projetar e construir um Fotobiorreator para a Otimização do Cultivo das Microalgas (Figura 01). É fato que eu e meu grupo não obtivemos muito sucesso ao desenvolver nosso protótipo por falhas técnicas, no entanto, a experiência mais do que valeu a pena, trazendo-nos uma nova visão sobre as possibilidades em EQ.

Existem no Brasil diversos cursos de pós-graduação em Biotecnologia e é relativamente novo o curso de graduação em si. É interessante se informar mais e pesquisar mais a fundo para entender melhor. Os cursos com a maior nota pelo MEC, com 06 pontos, são: Bioquímica (UFRJ-RJ), Biotecnologia (UFPEL-RS) e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (UFPR-PR); e envolvem tanto o Mestrado quanto o Doutorado. Para conferir a lista, o link se encontra logo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário