terça-feira, 24 de março de 2015

ALÉM DO SEM FRONTEIRAS

(Texto enviado pela Representante Beta EQ Sarah Nascimento)

Há muito mais oportunidades de intercâmbio por aí do que desconfia nossa vã filosofia. É isso mesmo que você leu! Se você ainda está aguardando um novo edital do Ciências sem Fronteiras abrir para se candidatar ou se de qualquer forma você sempre sonhou em fazer um intercâmbio, continue lendo esse texto para saber quais oportunidades você pode tentar enquanto isso.


SANTANDER

- Fórmula Santander

O Programa de Bolsas Internacionais Fórmula Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional voltada para estudantes de graduação e de pós-graduação, que envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas. São 100 bolsas de estudos anuais, que beneficiam alunos com desempenho acadêmico destacado e menores condições financeiras.

- Mulheres Líderes

Em parceria com a University of California - Los Angeles (UCLA), o Santander Universidades abre inscrições para dois programas de capacitação voltado exclusivamente para o público feminino: W30 e W50, com conteúdo focado nas lideranças do meio acadêmico e empresarial. Ambos já estão com inscrições abertas que seguem até 31 de março de 2015. Proficiência em inglês é requisito indispensável para que as candidatas sejam aprovadas. (Incrições em: http://www.anderson.ucla.edu/santanderw30)

FUNDAÇÃO ESTUDAR

- Estudar Fora  

Há mais de 20 anos, a Fundação Estudar*, seleciona os jovens mais brilhantes do país oferecendo bolsa de estudos por mérito para cursarem as melhores escolas do Brasil e do mundo. Podem se inscrever jovens de todos os cursos que atuam ou desejam atuar na área empresarial, de empreendedorismo, terceiro setor, governo, ou acadêmica/científica, que se identificam com os valores da Fundação Estudar, apresentam excelência acadêmica e querem deixar um grande legado para o país.Além disso a fundação oferece vários outros programas de formação de jovens lideranças. (http://bolsas.estudar.org.br/)

PROGRAMA ERASMUS

O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional, criado em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, que permite a mobilidade de alunos que estejam no ensino superior. Graças a bolsas de estudo, estudantes e pesquisadores de todo o mundo podem realizar um intercâmbio ou mesmo ter sua formação completa em algumas das melhores universidades europeias. As bolsas podem ser concedidas para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências.

BOLSAS NA SUÉCIA

A Suécia oferece mais de 900 programas em inglês, distribuídos em 35 diferentes universidades. Os estudantes pagam somente a taxa de matrícula, exceto para programas de doutorado, que são completamente isentos. (https://www.universityadmissions.se/en/All-you-need-to-know1/Studying-in-Sweden/Fees-and-scholarships/Am-I-required-to-pay/)

OPORTUNIDADES NA NORUEGA

As universidades estaduais norueguesas não cobram mensalidades dos estudantes. E mais: o sistema de ensino superior do país prioriza turmas pequenas, o que faz com os que professores sejam muito acessíveis. Além disso, diversas escolas oferecem programas ministrados totalmente em inglês. É o caso, por exemplo, do mestrado de economia da Universidade de Oslo, que tem a duração de dois anos e não tem mensalidade. (http://www.uio.no/english/studies/programmes/economics-master/admission/)

OPORTUNIDADES NA ALEMANHA

O país aboliu completamente a cobrança de taxas no ensino superior. A ótima notícia é que a medida vale também para estudantes estrangeiros, que poderão estudar de graça em todo o terrítório.

Nós sabemos o quanto um intercâmbio pesa no currículo, além de ser uma excelente oportunidade de aprimorar um idioma e conhecer novas culturas, não é mesmo?Essas são apenas uma parcela das oportunidades que são abertas anualmente por todo o mundo! Depois dessa lista de oportunidades, agora basta se inscrever, preparar o passaporte,  reunir os documentos acadêmicos, preparar o visto, as economias e... Boa viagem e bons estudos!


----

*Fundação Estudar: Fundada em 1991 por 3 dos mais importantes empreendedores do mundo, Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, a Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo potencializar jovens talentos para que possam agir grande e transformar o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário