quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O FANTÁSTICO MUNDO DOS COSMÉTICOS

(Texto enviado pela Trainee Beta EQ e estudante da UFC, Gabriella Freitas)

Cremes, loções, shampoos, hidratantes, maquiagens, perfumes ... Produtos indispensáveis que fazem parte do nosso dia a dia; e o primeiro profissional que nos vem à mente é o esteticista, mas é o engenheiro químico que está por trás do grande sucesso, processando e pesquisando novas fórmulas.


A cosmetologia (uma área da ciência farmacêutica afim de pesquisar e produzir produtos e estudar tratamentos cosméticos) é uma das áreas mais crescentes no Brasil, a produção cresceu mais de 7% no primeiro semestre de 2014 e o faturamento das empresas ultrapassou R$19 bilhões, atraindo investimentos e a necessidade de mão de obra.

Segundo o Conselho Regional de Química, “Na maquiagem, por exemplo, o aprofundamento das pesquisas e a exploração das propriedades presentes nas argilas, nos óxidos, dióxidos, micas, malaquitas, no magnésio e até em pedras semipreciosas, como a ametista, a safira e a turmalina. O dióxido de titânio – pigmento branco – é usado em praticamente todas as maquiagens e também na fabricação de protetores solares, já que cria uma barreira sobre a pele, bloqueando de forma física a radiação solar”, e para trabalhar e manipular todas as matérias primas e seus processos é o engenheiro químico que domina e produz. 

Sabemos que nem todas as universidades ofertam disciplina relacionada a cosméticos e sua produção já na graduação, uma das que oferta é o Instituto Mauá de Tecnologia IMT, em São Paulo, que também tem uma linha de pesquisa na pós-graduação.

Então engenheiros e engenheiras se houve interesse nessa área da nossa querida EQ busque e se encante pelos processos de cosméticos, não há dúvidas que já é um “presente” promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário