quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS: UMA ÁREA PROMISSORA PARA ENGENHEIROS QUÍMICOS

(Texto enviado pela Representante Beta EQ, Fernanda Rengel)

O aumento do consumo de cosméticos e perfumes no Brasil tem impulsionado o crescimento das indústrias de cosméticos. Segundo o SEBRAE, o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos e serviços de beleza, está atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O segmento apresenta crescimento médio de 10% desde 2001. Este crescimento gera mais oportunidades para os Engenheiros Químicos que desejam atuar nesse setor. 


É possível que um Bacharel em Engenharia Química atue em indústrias de cosméticos sem precisar de outra formação complementar, porém, há diversos cursos de pós-graduação na área de cosmetologia que podem complementar a formação de engenheiro, esses cursos são ofertados por todo o país e tem duração média de um ano e meio. Os temas abordados nesses cursos de pós-graduação vão desde anatomofisiologia da pele, tecnologia de produtos cosméticos, cosméticos faciais, corporais e maquiagem até o controle de qualidade de produtos cosméticos. 

A área de cosméticos pode ser promissora para os profissionais que estão sempre em busca de novas tecnologias, pois este é um segmento que busca constantemente por inovações. Podemos citar como exemplo desta tecnologia as nanopartículas cosméticas, estes produtos são baseados na nanotecnologia que operam com subpartículas de milimétricas dimensões e que, devido à sua grande capacidade de armazenar e fixar em seus interiores ativos cosméticos diversos consegue atingir as camadas mais profundas da pele, maximizando os resultados dos produtos cosméticos. Assim, consegue-se elaborar um cosmético muito potente, de progressiva liberação dos ativos e de rápido resultado. Os recursos das nanopartículas cosméticas estão disponíveis para alguns ativos, tais como: vitaminas A (renovador tecidual), C (antioxidante) e E (anti-radicais livres) e o ácido salicílico (peeling).

Para os Engenheiros que buscam desafios e apreciam novas tecnologias é um excelente investimento se especializar na área de cosméticos, já que esse é um setor que cada vez mais surpreende com inovações e aperfeiçoamento. 

Referências:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/Higiene-Pessoal,-Perfumaria-e-Cosm%C3%A9ticos:-tend%C3%AAncias-2014%E2%80%932015

http://www.oswaldocruz.br/pos/cursos/curso.asp?id_curso=50

http://www.crq4.org.br/informativomat_341

Nenhum comentário:

Postar um comentário