quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EGRESSOS DA ENGENHARIA QUÍMICA E DIVERSAS OPORTUNIDADES NA RMBH

(Texto enviado pela Trainee Beta EQ e estudante da PUC/MG, Raisa Sant'Ana)

A região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Minas Gerais, conta hoje com nove faculdades de engenharia química credenciadas no Ministério da Educação, sendo que o futuro do profissional egresso varia de acordo com o perfil e interesses de cada um. Muitos destes são contratos pelas empresas aonde realizaram estágios durante a faculdade, outros por sua vez buscam possibilidades nos setores públicos, privados ou pós graduação.


Em relação ao setor público podemos citar alguns atrativos que podem fazer a diferença nas carreiras profissionais e pessoais do egresso em engenharia química, a saber: a busca pela estabilidade; afastamentos para capacitações; horários de trabalho definidos em legislações; e outros benefícios propiciados pelo cargo público (Lei 8.112 – dispõe sobreregime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.).

Apesar de não haver nenhum concurso público aberto no momento para a RMBH (houve concurso da PETROBRAS no final de 2014), é muito importante para os que se interessam em ser funcionários públicosacompanhar sites e jornais especializados para se informar sobre novos editais abertos.É importante salientar que para os que almejam o funcionalismo público é necessário ter foco e um estudo sério e consistente, mesmo antes da abertura dos editais. Visto que estes cargos são muito disputados, é crucial focar nos concursos de interesse e estudar constantemente mesmo antes da divulgação dos mesmos pois deve-se levar em conta que os editais em sua grande maioria ficam abertos apenas durante dois meses, tempo insatisfatório para estudar a quantidade de matérias exigidas. Segue algumas sugestões de sites para consulta de concursos: (A) PCI CONCURSOS -  http://www.pciconcursos.com.br/concursos/sudeste/ ; (B) FOLHA DIRIGIDA: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/home.

Por outro lado, existem várias oportunidades para os egressos em engenharia química da RMBH no setor privado, sendo as mais notórias: FIAT automóveis, IVECO, Gerdau Açominas, USIMINAS,GE, Cimentos LIZ, Coca Cola, White Martins,Magnesita, ArcelorMittal, V&M do Brasil,Ernst & Young, Deloitte,  FALCONI, Vale, PEPSICO, dentre outras. A forma de ingresso nestas empresas,ocorre dentre outras maneiras, pelo envio de currículo vitae e posterior processo de seleção incluindo redações, provas específicas, testes de proficiência e entrevista com o gestor. Acompanhar o sítio eletrônico da própria empresa de interesse e páginas de outras empresas que fazem a intermediação entre candidato e empresa/instituição interessada é uma maneira de acompanhar as oportunidades de trabalho. O site do Projeto Beta EQ, Linkedin, Vagas, FIEMG, dentre outros, oferecem a divulgação de inúmeras oportunidades para graduados em Engenharia Química. 

Ademais, muitos estudantes não veem a graduação como fim dos estudos e buscam se capacitar e se especializar com pós-graduações lato sensu(especializações, incluindo MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Na RMBH algumas das opções para pós-graduação stricto sensu são: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Programa de análise e modelagem de sistemas ambientais, ciências técnicas nucleares, engenharia química, dentre outros); Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN (Programa de Ciência e tecnologia das radiações, minerais e materiais); Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais – CEFET MG (Programas: Educação tecnológica, Engenharia Civil, Engenharia da Energia, Engenharia de materiais, estudo de linguagens, modelagem matemática e computacional); Newton Paiva (Programa de Desenvolvimento e controle de produtos biofarmacêuticos) e Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG (Programa de sustentabilidade e tecnologia ambiental). Deve-se ressaltar que estas são apenas algumas opções de pós-graduação relacionadas à engenharia química. Mais opções podem ser encontradas no site da Capes.

Pode-se ver, portanto, que as possibilidades para os graduados em engenharia química da região metropolitana de Belo Horizonte são variadas: abrange tanto setores chaves de instituições estatais quanto de empresas privadas, além da possibilidade de capacitação continuada por meio de especialização lato e/ou stricto sensu.

OPORTUNIDADES:

·    Pré-requisitos: Estudantes a partir do penúltimo ano de graduação e formados com até dois anos dos cursos de Contábeis, Administração, Economia, Ciências Atuariais, Engenharia (todas), cursos relacionados a Tecnologia da Informação, Matemática, Estatística, Física ou Gestão Ambiental.Inglês: A partir do Intermediário.

Área de atuação: Consultoria: Responsável por Gestão de Riscos e Compliance, Melhoria de Desempenho, Serviços de TI, Planejamento Estratégico, Auditoria Interna, Governança Corporativa, Redução e Otimização de Custos, Supply Chain, Sustentabilidade e Consultoria para Serviços Financeiros.

Localidade das vagas: Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Para mais informações acesse o link: www.ey.com/BR/pt/Services/Advisory


·  Pré-requisitos: Universitários a partir do 2º ano de graduação ourecém-formados nos cursos de: Administração de Empresas, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Economia, Estatística, Relações Internacionais, Biologia, Engenharia (todas), Informática, Matemática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Análise de Sistemas e Física.

*Inglês: nível básico para Outsourcing e intermediário para as demais áreas.
*Informática: pacote Office intermediário.

*Experiência profissional: a área de Outsourcing requer no mínimo 6 meses de experiência para Contábil, Financeiro e Fiscal.

Disponibilidade para trabalhar em período integral e para viagens.

Área de atuação: Auditoria, Consultoria em Gestão de Riscos e Consultoria Tributária

Localidade da vaga: Belo Horizonte

Para mais informações acesse o link:



REFERÊNCIAS

Fundação Capes. Ministério da Educação. MESTRADOS/DOUTORADOS RECONHECIDOS. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarRegiaoIes&codigoRegiao=3&descricaoRegiao=Sudeste>.Acessado em: 28 de janeiro de 2015.

Gestão Compartilhada. REGIÃO METROPOLITADA DE BELO HORIZONTE. Disponível em:<http://gestaocompartilhada.pbh.gov.br/estrutura-territorial/regiao-metropolitana-de-belo-horizonte>. Acessado em: 26 de janeiro de 2015.

Governo de Minas Gerais. INDÚSTRIA DINÂMICA E COMPETITIVA. Disponível em: <http://www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/invista-em-minas/invista-em-minas/11992-industria/11972/5042>. Acessado em: 26 de janeiro de 2015.

Ministério da Educação. INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E CURSOS CADASTRADOS. Disponível em:<http://emec.mec.gov.br/>. Acessado em: 27 de janeiro de 2015.


VAGAS. VAGAS DE EMPREGO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO / TRAINEE NÍVEL ESTÁGIO E JÚNIOR/TRAINEE DE ENGENHARIA - OUTRAS E ENGENHARIA QUÍMICA. Disponível em: <http://www.vagas.com.br/vagas-de-estagio-trainee?a%5B%5D=17&a%5B%5D=96&h%5B%5D=28&h%5B%5D=30&pet%5B%5D=T>. Acessado em: 29 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário