terça-feira, 27 de janeiro de 2015

TECNOLOGIAS LIMPAS E A FINLÂNDIA

(Texto enviado pela Trainee Beta EQ e estudante da UNIOESTE, Paola Munheiro)

Se você gosta de tecnologias limpas e visa trabalhar com isso, a Finlândia é o país que você deve almejar! É uma nação líder em tecnologias ambientais, que possui um ambiente propício para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia.


Pelas condições climáticas extremas e a escassez em combustíveis fósseis, tornou-se natural que a solução viesse à tona por meio dos recursos naturais abundantes no país. Em termos estatísticos, a Finlândia é a principal pesquisadora mundial na área de energia e meio ambiente, mais de 40% dos recursos públicos para P&D no país são direcionados para o setor energético e meio ambiente. Desde 2006, os financiamentos públicos e privados no setor de tecnologias limpas na Finlândia estão acima de um bilhão de Euros por ano, permitindo ao país conquistar a segunda posição em 2014 no “Global Cleantech Innovation Index” e também em 2013 no “EU Eco-innovation”.


A tecnologia limpa da Finlândia é aplicada em setores de construção, sejam termos de soluções em construções de eficiência energética, construções em madeira ou, soluções inteligentes para cidades sustentáveis.

Há um grande investimento em energia renovável também, sendo esta fundamental na Finlândia, pois é responsável por 28% do consumo total de energia do país (2013). A Neste Oil, uma petrolífera finlandesa, é responsável pela exclusiva tecnologia que garante a produção de biocombustíveis de alta qualidade, através de mais de dez matérias-primas distintas.


Outro fator extremamente interessante na Finlândia, é que a empresa BMH fornece tecnologia para o processamento de resíduos, sendo fiéis ao conceito de resíduos-em-recursos. O país acredita que os resíduos são recursos valiosos e não devem ser desperdiçados! 


Com todas essas informações, a Finlândia é definitivamente o país para o estudo e trabalho em tecnologias limpas. A estabilidade política, a localização geográfica, as décadas de trabalho dedicado à sustentabilidade e, a mão de obra altamente qualificada e instruída representam razões perfeitas para se investir na Finlândia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário