segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

SUA SORTE É VOCÊ QUEM FAZ

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante do UNIFEB, Ana Karla Pereira Honório)

Mais um ano começou! Você já planejou como serão os próximos 365 dias do ano? Espero que sim. Planejamento é tudo! Ao contrário do que muitos pensam, a fase de planejamento é a mais importante de todas, uma vez que se for bem planejado a chance de tudo dar certo lá na frente é maior. Fazendo analogia com uma construção, a estrutura é a parte mais demorada, a mais importante, porém, a que não aparece. Toda via, se ela não for bem feita, quando a construção se erguer, ela pode cair e depois não há muito o que se fazer, a não ser derrubar tudo e começar outra vez. Na vida é assim, sem planejamento é muito mais difícil. A mesma coisa acontece na engenharia, sempre começamos pelos protótipos, já que o investimento e o tempo são menores, e se precisar corrigir é mais fácil.


As pessoas tem sonhos mas não traçam os caminhos para chegarem até eles. Não existem sonhos impossíveis se você traçar metas. Quantas vezes assistimos pessoas desistindo no meio do caminho? Nadam, nadam e morrem na praia. Quantas vezes ouvimos: ‘Fulano tem sorte em tudo que faz!’ será sorte mesmo? Ou será que ela sabia exatamente onde queria chegar?  E mesmo sabendo que o caminho era longo, foi dando um passo de cada vez e se vendo cada vez mais próximo do seu objetivo? Pois é meu amigo, infelizmente não existe sorte! “Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas”. – Willian George Ward. Podemos dizer mais: “O sucesso não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com as cartas ruins.” – Warren G. Lester. 


“Nada acontece, nenhum passo adiante é dado até que um objetivo seja estabelecido. Sem objetivo, as pessoas perdem-se na vida. Tropeçam, nunca sabem onde estão indo, portanto, elas nunca chegam a lugar nenhum. O importante não é onde você estava ou onde você está, mas aonde você quer estar.” - David J. Schwartz. Portanto, sugiro que tenhamos determinação e persistência, que sejamos diferentes da maioria, que fujamos das estatísticas e que diante dos imprevistos tenhamos criatividade e consigamos nos adaptar nas mais diferentes situações. 


Meus queridos engenheiros químicos, desejo que 2015 seja um ano de transformações, seja um ano planejado, que não nos percamos no meio do caminho e que alcancemos todos os nossos objetivos. 

Um comentário: