segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O PRINCIPAL OBJETIVO DE UM ENGENHEIRO QUÍMICO

(Texto enviado pelo Trainee Beta EQ e estudante da UFMA, Pedro Júnior)

O engenheiro químico tem conhecimentos da matemática, física, química, economia e administração entre outras, o que o torna apto para atuar em uma indústria desde sua instalação até o auge da sua produção. Por ser um profissional bem generalista, não se prende a uma só área e amplia seu campo de atuação, essa versatilidade faz com que dentro de um processo de produção este tenha a “visão de águia”, que é uma visão geral de todo o processo, entendendo-o melhor, apontando suas falhas, gargalos e apresentando a melhor solução, em contra partida este profissional também tem a “visão de formiga”, que é aquela analise mais próxima, ponto a ponto do processo, como por exemplo o que acontece dentro de um reator, onde as reações acontecem de uma determinada forma e a uma determinada velocidade, que o engenheiro químico deve ser capaz de controlar.

A partir desta rápida introdução já podemos ter a ideia da importância desse profissional, mas qual seu principal objetivo dentro de uma indústria? Cada empresa tem uma necessidade especifica para sua produção, mas uma coisa a maioria das empresas tem em comum, que é produzir mais e melhor. Esse aumento na produção e na qualidade, não se dá por meio de mágica. Muitas vezes esse processo é feito através de melhorias nas fórmulas, nas matérias primas, nos equipamentos, organização e até mesmo na negociação com clientes e fornecedores. O engenheiro químico atua na maioria, se não em todas, essas ramificações que estruturam uma indústria, então talvez ai esteja o maior objetivo de um engenheiro químico, o que seja mais esperado dele e por ele, que seja capaz de aumentar o máximo possível o lucro de um processo. Afinal se você produz mais e com mais qualidade, o resultado é uma maior lucratividade.

Que fique claro que este não é o único objetivo de um engenheiro químico e nem que todos os profissionais “EQ” possam realmente ser responsáveis por toda essas vertentes, mas isso é o que realmente se deve esperar de um engenheiro químico, um profissional que interliga as áreas, que é responsável pelo aumento da qualidade e que atua na otimização de processos produtivos. No final o engenheiro químico está visando o que há de mais importante para o crescimento e sobrevivência de uma empresa: O aumento do lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário