segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

THINK OUTSIDE THE BOX

(Texto enviado pelo engenheiro químico e ex-representante Beta EQ, Alexandre Diório)

Profissional com alta iniciativa. Pensamento inovador. Boa criatividade”. Essas e outras características estão no currículo de muitos profisionais recém formados na esperança de chamar atenção de analistas de comportamento e recrutadores de talentos das grandes empresas. Porém esse tipo de pensamento parte da premissa de que as empresas procuram isso ao lerem o currículo de seus candidatos, o que não é inteiramente verdade.


Coloque-se, caro leitor, no lugar de um gestor de pessoas. O que você procuraria em um currículo? O que aquelas palavras, por mais bem escritas e alinhadas ao texto, significariam para um gestor? A resposta é simples: elas servem para mostrar a tua capacidade de aprendizado. Tua capacidade de assimilar conhecimento e como esse conhecimento foi aproveitado ao longo do tempo. Iniciativa, comunicação, inovação e características similares não são mostradas diretamente num currículo, elas são traduzidas em ações mais amplas.

Quando fui estagiário tive a oportunidade de assistir a uma excelente palestra sobre inovação. Nela o palestrante bateu em cima da tecla de como o modelo normal de currículo - aquele  com informações pessoais, experiências e uma foto 3x4 de terno e gravata - já estava ultrapassado. Foi o suficiente para me tirar da zona de conforto.

Pesquisando sobre o assunto encontrei vários, mas vários modelos incríveis de currículos. Foi então que caiu a ficha: precisava me mexer! Após várias tentativas de inovação modifiquei meu modelo antigo de currículo e surgi com um formato em gráfico, pois era algo que estava dentro das minhas habilidades. Porém no mercado já existiam vários modelos gráficos e isso para mim não foi suficiente. Não foi aceitável ter o mesmo resultado que outras pessoas. Não conformado com  o resultado atingido, fiz várias tentativas, errei muitas vezes e precisei da ajuda de amigos para inaugurar o domínio www.alexandrediorio.com.br.

Este foi o modo que encontrei de demonstrar minhas características que perdem valor simplesmente por ficarem impressas numa folha de papel. Existem muitos outros!

Meu intuito aqui não é afirmar que os modelos convenionais de currículos estão errados tão pouco que existe um modelo perfeito para descrever suas qualificações. Meu objetivo aqui é simplesmente convencer as pessoas que realmente são inovadoras, criativas e que possuem iniciativa, que comecem demonstrando tais habilidades reformulando seus currículos em algo nunca visto antes!


"Sonhos determinam o que você quer. Ação determina o que você conquista."Aldo Novak

Nenhum comentário:

Postar um comentário