segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SINERGIA - SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA QUÍMICA

A Sinergia é uma empresa júnior que presta consultoria na área de tecnologia química. Fundada em 2010 por estudantes dos cursos de Química e Engenharia Química, a empresa conta com o apoio dos professores do Departamento de Química da UFV, e com a motivação de membros comprometidos com a qualidade do serviço e com o desenvolvimento da sociedade em que vivem.


Uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes de cursos superiores de graduação ou de cursos técnicos, como o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica). Ela tem como objetivos promover o desenvolvimento técnico e acadêmico de seus associados, o desenvolvimento econômico e social da comunidade, fomentar o espírito empreendedor de seus associados e promover o contato dos alunos com o mercado de trabalho.  

Junto a essa associação, o que desperta a curiosidade é o diferencial que essa empresa apresenta diante das outras, como a inovação na metodologia de desenvolvimento de projetos e o empenho dos membros, que estão sempre dispostos a aprender. São alunos que saíram da zona de conforto e estão dispostos a não só adquirir bagagem teórica, como também aplicar os conhecimentos aprendidos no curso.

Engajado a isso, a Sinergia desenvolve projetos de grande utilidade para a sociedade. Entre eles está a gestão de resíduos. O nosso trabalho consiste, por exemplo, em criar metodologias para reutilização de óleo e produção de sabão, de modo que possamos reaproveitar um material que poluiria o meio ambiente e transformá-lo em um produto comerciável relevante para a sociedade.

Além disso, fazemos análises químicas de produtos já utilizados pela sociedade. Isso ocorre a partir da detecção de impurezas e substâncias maléficas a saúde, através de análises químicas realizadas junto aos professores orientadores dos projetos. Em exemplo disso temos a análise realizada em materiais usados no alisamento de cabelos, identificando a presença de formol, uma substância permitida por lei apenas em percentuais inferiores a 0,2% do total volumétrico da amostra. Seu excesso causa diversos danos à saúde, entre eles o aumento do risco de se desenvolver câncer uma vez que seu uso pode alterar a forma como as células se multiplicam.

Aliado a todo o contexto de desenvolvimento de projetos buscando melhoria nos produtos utilizados pela população está nosso espírito de Sinergia, origem do nosso nome, que significa esforço múltiplo na realização de atividades que também incluem o melhoramento de produtos químicos, o dimensionamento de equipamentos e o desenvolvimento de boas práticas laboratoriais. Assim unimos o conhecimento e o auxílio de cada membro para atender nossos clientes, garantindo sempre a qualidade e excelência nos projetos executados através da soma do desempenho exercido por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário