terça-feira, 25 de novembro de 2014

[II SBEQ] O AIChE NO BRASIL - GABRIELA ANTUNES (AIChE/UEM)

"Há algum tempo aqui mesmo no Beta EQ, foi falado sobre o Instituto Americano dos Engenheiros Químicos – AIChE, presente em mais de 90 países, portanto, conhecido como a Casa Global dos Engenheiros Químicos. O AIChE é uma organização global composta por mais de 45.000 membros, sendo 15.000 estudantes e cerca de 30.000 engenheiros e profissionais das mais diversas áreas.

O Instituto foi criado em 1908 por importantes nomes da Engenharia Química, como Samuel Sadtler e William H. Walker, fundadores do curso, com o objetivo de consolidar a profissão do engenheiro químico, desenvolver o curso superior de Engenharia Química, compartilhar ideias e crescer profissionalmente. Ao longo de cem anos de história o Instituto cresceu, bem como suas atividades e objetivos. Criou-se então os Student Chapters, que são as filiais associadas ao AIChE presentes nas universidades, feitos para os alunos e pelos alunos, com a finalidade de promover networking entre os acadêmicos e profissionais ao redor do mundo através de palestras, visitas técnicas, congressos e concursos.

No Brasil existem dois Chapters, ambos no Paraná: um situado no campus sede da Universidade Estadual de Maringá, UEM, e outro na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, no campus de Toledo. O nosso maior objetivo agora é expandir o Instituto no Brasil. Mas por que ter uma organização norte-americana aqui?

Primeiro, você faria parte de uma organização cujos esforços são voltados para a melhoria da futura profissão dos graduandos em engenharia. Somando-se a isso, todo o crescimento pessoal que se desenvolve fazendo parte de uma organização. Membros do AIChE têm acesso a materiais exclusivos, como: webinars, cursos, palestras, livros e artigos publicados por membros do AIChE, do mundo todo, sejam estudantes ou engenheiros, e a melhor parte, o contato com universidades dos Estados Unidos. Cada novo Chapter ganha uma Universidade irmã norte-americana, a parceria tem como objetivo a troca de experiências, informações e aspectos culturais entre os membros dos dois Chapters, além do apoio mútuo na missão de promover a Engenharia Química e capacitar os acadêmicos do curso para que tenham as mesmas oportunidades, não importa onde estejam.

O AIChE acredita que na economia global de hoje, os engenheiros precisam ter acesso à informações e apoio, não importando onde eles vivam ou trabalham. Com membros em diversos países, o AIChE fornece uma rede global de profissionais, com o apoio e informações técnicas tão complexas, que muitas vezes ainda são desconhecidas por nós.

E então? Vai deixar que a sua Universidade fique de fora da maior rede de engenheiros químicos do mundo? Aposto que não! Pois bem, para ter um Chapter em sua Universidade é muito simples, basta ser estudante de engenharia química, juntar um grupo de amigos e um professor responsável. Depois, entrar em contato com algum dos Chapters no Brasil que nós auxiliaremos no que for preciso, inclusive no contato com o AIChE Internacional para que sejam reconhecidos e já possam iniciar suas atividades. Vai perder essa oportunidade incrível de crescimento?

Coloco-me à disposição para eventuais dúvidas e deixo aqui alguns links para que possam conhecer melhor o Instituto, assim como as atividades desenvolvidas no Brasil e no mundo. Aguardo o contato de vocês."

Gabriela Antunes

21 anos, graduanda do segundo ano de Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá, membro do Chapter Maringá desde abril de 2013 e presidente desde junho de 2014.



Universidade Irmã de Maringá – http://scs.illinois.edu/aiche/




AIChE Internacional – http://www.aiche.org/



Nenhum comentário:

Postar um comentário