segunda-feira, 27 de outubro de 2014

INOVAÇÃO: CHAMINÉ TRANSFORMA DIÓXIDO DE CARBONO EM MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ e estudante da UFF, João Werdan)

Um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveu uma espécie de chaminé capaz de capturar dióxido de carbono (CO2) que seria emitido e transformá-lo em um produto útil.

De acordo com Komar Kawatra, presidente do departamento de engenharia química da instituição, o processo funciona da seguinte forma: um líquido específico é colocado para escorrer do topo da chaminé, quando o gás CO2 chega ao topo da ‘planta’, metade de seu conteúdo já foi capturado pelo líquido. Dessa forma, o processo não apenas captura o carbono do gás como também o solidifica, transformando-o em um novo produto que poderá ser usado como material de construção. O líquido resultante do processo pode ser recuperado e usado novamente.
O grupo já entrou com pedido de patente e está com planos de construir uma planta-piloto em cooperação com um parceiro da indústria, a Carbontec Energy Corporation.
Além de buscar aumentar a eficiência da chaminé, os cientistas querem convencer as indústrias que a técnica é duplamente vantajosa, já que não apenas sequestra o CO2 como também gera um novo produto, que pode ser comercializado, gerando renda para a empresa.
"Nosso objetivo é, portanto, não só capturar o CO2 ao menor custo possível, mas também torna-lo útil para a fabricação de produtos comercializáveis", conclui Kawatra.

Referências: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário