quarta-feira, 10 de setembro de 2014

VAMOS PARA O CONEEQ JOÃO PESSOA!

Piscina dentro do Alojamento (João Pessoa)
O Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química – CONEEQ e o Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química – COREEQ são eventos de caráter técnico-científicos e sociais, itinerantes e sem fins lucrativos, realizados anualmente por Estudantes de Engenharia Química do Brasil, juntamente com a Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química – FENEEQ.


O objetivo geral destes eventos é promover o intercâmbio de conhecimento entre acadêmicos das diversas Instituições de ensino superior em Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Química Industrial e alunos dos cursos de graduação de áreas afins, de todo o país. Isto proporciona o aprimoramento da qualidade do ensino de Engenharia Química nas Universidades brasileiras, desenvolve e estimula a troca de conhecimentos, pesquisas e experiências, fornece a oportunidade de discutir oportunidades no campo de trabalho e também conscientiza os participantes dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o meio ambiente. 

A programação dos CONEEQ’s/COREEQ’s geralmente é constituída de Palestras sobre diversos temas e Mini-Cursos abordando temas específicos como: Biocombustíveis, Indústria Farmacêutica, Polímeros Biodegradáveis, Logística de Transporte de Produtos Perigosos, Gerenciamento de Carreira, Automação de Processos, Petróleo, Química Forense, Softwares de Simulação de Processos, Gerenciamento de Projetos, Siderurgia, Fermentação Alcoólica e os Fenômenos de Superfície. A programação também conta com uma Mostra de Iniciação Científica, que inclui apresentações dos trabalhos científicos “de ponta” da engenharia química na atualidade, bem como Visitas Técnicas em empresas do ramo na região. Também há o Encontro de Entidades Estudantis de Engenharia Química - E4Q com o objetivo de incentivar a troca de experiências entre Empresas Juniores, Centros Acadêmicos e Associações Atléticas, fomentando assim o Empreendedorismo e a Gestão Empresarial dos futuros profissionais. Finalizando, o congresso conta com uma Plenária Nacional e Regional, espaço reservado para discussão e exposição de temas relacionados ao Congresso e à Federação Nacional, bem como melhorar aspectos curriculares e o sistema de informações.

Os eventos tem como objetivos específicos:

  • Preparar os futuros Engenheiros Químicos para responder as necessidades do mercado de trabalho;
  • Divulgar a produção técnico-científica na área, contribuindo para a difusão dos avanços científicos;
  • Dar oportunidade aos estudantes de ampliarem seus conhecimentos sobre assuntos pertinentes as suas futuras realidades profissionais (mercado de trabalho, responsabilidade social, inovação tecnológica, ética profissional e fiscalização do exercício profissional);
  • Fomentar as relações interpessoais entre os estudantes das faculdades de Engenharia Química;
  • Possibilitar a integração dos futuros profissionais com as empresas do setor;
  • Promover as entidades e instituições que apóiem e colaborem com o evento;
  • Promover junto aos estudantes e coordenadores dos cursos de Engenharia Química a troca de experiências sobre a formação acadêmica.

CONEEQ João Pessoa

Com o intuito de trocar conhecimento e experiências e fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de Engenharia Química do Brasil, em 1991 foi organizado pelos estudantes o 1º Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química – CONEEQ. Desde então, o CONEEQ tem sido realizado em diversas Universidades, de todas as Regiões do Brasil.


De 10 a 17 de janeiro de 2015 será realizado o XXIV CONEEQ João Pessoa. Uma estrutura surpreendente aguarda todos os congressistas.


Dia 14 de setembro, às 14:00, começam as inscrições para o CONEEQ! F5!!!!

Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário