segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O QUE É ENGENHARIA QUÍMICA?

Fonte do texto: DEQ/UFMG
"Na Inglaterra do século XIX, ocorreu o surgimento e o rápido crescimento da indústria química, com profissionais químicos e engenheiros mecânicos se ocupando da operação e controle das plantas industriais. A consequência natural foi o surgimento de um novo profissional, o engenheiro químico, e de uma nova modalidade, a engenharia química. Referências citam a formação estruturada da Engenharia Química como sendo atribuída a Lewis Norton, em 1888, profissional do “Massachusssets Institute of Technology”.


A engenharia química é uma modalidade da engenharia  que integra conhecimentos das áreas da matemática, química, física e biologia com o objetivo de conceber, projetar, fazer construir, e operar equipamentos em plantas químicas e afins. A finalidade é a produção de produtos, em escala econômica e de forma ambientalmente correta, por processos controlados de transformação de matérias em sua composição, estado físico e/ou conteúdo energético.

Com o domínio do conhecimento dos processos físicos e químicos de separação, associados aos princípios da termodinâmica, fluidodinâmica, transferência de calor e transferência de massa, as plantas químicas passaram a ter os equipamentos de separação projetados e controlados com maior grau de precisão.  Adicionalmente, com o maior conhecimento em cinética química, catálise e reatores, surgem, a cada dia, novos processos e plantas industriais para a obtenção de novos produtos.

A partir da década de 80, o rápido crescimento da área de informática, hardware e software, propiciou o desenvolvimento e a incorporação de softwares simuladores e controladores de processos químicos, tanto nos cursos de formação dos novos profissionais engenheiros químicos, bem como no dia a dia desses quando de sua atuação em empresas de médio a alto porte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário