quarta-feira, 3 de setembro de 2014

DESPERTANDO PARA A ENGENHARIA

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFMG, Ana Marques Martins)

Nesta quinzena tenho uma indicação para os muitos engenheiros químicos que, assim como eu, acabam fazendo “bico” como professor. Modéstia à parte, costumamos ser excelentes alunos ao longo do ensino médio e enquanto ninguém parece muito interessado em oferecer um estágio começar a dar aula é uma saída simples e razoavelmente rentável.


O dilema maior de todo professor sempre é conquistar o interesse dos alunos e para resolver esse problema eu descobri um canal do You Tube chamado Manual do Mundo. É um nome bastante sugestivo: eles basicamente ensinam todo tipo de coisa, úteis e inúteis, fáceis e difíceis, desde experimentos com sais até receita de bolo.

Não se preocupe, você não terá de procurar um experimento que envolva equilíbrio químico em meio à receitas de empadinha. O canal é dividido entre “Experiências de Química e Física”, “Pegadinhas para fazer com os amigos”, “Mágicas e Truques”, “Origami, dobraduras e projetos com papel” e “Receitas fáceis e incríveis”. 

Alguns são verdadeiros projetos de engenharia enquanto outras são simples demonstrações de propriedades. Basta que você saiba o que quer mostrar aos seus pupilos e procurar algo que se encaixe nas ferramentas disponíveis.

Como professora que fui e às vezes ainda sou posso garantir que as matérias mais odiadas pelos estudantes são as ciências exatas. E se existe alguma possibilidade de convencê-los do contrário é mostrar que embora nos livros tudo pareça muito chato, na vida real a Ciência é o que os homens possuem de mais perto da magia.

Link do canal: https://www.youtube.com/user/iberethenorio

Um comentário: