segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BUSCANDO RESPOSTAS - I ENCONTRO DE ENGENHARIA QUÍMICA

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UNIOESTE, Fernanda Rengel)

É muito comum que durante a graduação surjam dúvidas, por exemplo como decidir entre continuar atuando na área acadêmica ou ir para a indústria, ou ainda escolher qual o melhor momento para iniciar um projeto de iniciação científica. E justamente numa tentativa de minimizar as dúvidas que surgem no decorrer da graduação, o Centro Acadêmico de Engenharia Química da UNIOESTE promoveu o I Encontro de Engenharia Química.

Este evento foi criado a partir da ideia do AIChe de Maringá. Esse encontro tem por objetivo promover um debate entre alunos e profissionais da área. É um momento fora da sala de aula no qual os alunos tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas de uma maneira mais informal.

O I Encontro realizado pelo CAEQ contou com a colaboração de dois docentes do curso e apenas os membros do CAEQ. Além de estes contarem sobre como escolheram entre área acadêmica e indústria, também deram suas opiniões sobre o programa do governo Ciências Sem fronteiras, e ainda falaram sobre as deficiências que esses veem em seus alunos.

Um dos pontos mais interessantes dessa “conversa” foi que os membros do CAEQ e os professores, juntos, conseguiram resolver um dos problemas citados, o qual era a falta de conhecimento sobre a área de atuação de cada professor, esta foi uma dificuldade relatada pelos acadêmicos que buscam por projetos de iniciação científica. A solução encontrada foi durante a realização da semana acadêmica todos os docentes do curso apresentarem sobre suas respectivas áreas de atuação, deste modo facilitaria a comunicação entre aluno e o professor.

Por fim, o feedback dado pelos professores foi muito positivo. A ideia é estender esse encontro para todas as pessoas da graduação e sempre buscando trazer não só docentes, mas também profissionais da área que atuem em diferentes setores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário