terça-feira, 16 de setembro de 2014

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DO TRAINEE

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFMG, Ana Marques Martins)

Para todos que estão sofrendo nos processos seletivos de trainee, essa semana recebi uma reportagem da revista Exame sobre 10 coisas que trainees aprovados por grandes empresas gostariam de saber antes de seus processos seletivos e ninguém nunca contou. Por motivos de direitos autorais, não posso reproduzir a matéria em detalhes aqui, mas farei um resumo e deixo o link da reportagem original.


1- Pare de tentar ser quem você pensa que as empresas querem. Elas querem apenas alguém que seja bom, você é bom, ou seja, elas querem você mesmo.

2- Entenda que você não precisa saber fazer todas as tarefas antes mesmo de começar. O mais importante é saber onde e como aprender a realizá-las.

3- Ficar nervoso é natural, mas não perca seu equilíbrio emocional! Isso só vai atrapalhar.

4- Prepare-se. Participe do máximo de processos que puder, entenda como eles funcionam e conheça você mesmo, saiba definir quem você é.

5- Aprenda sobre o setor onde pretende trabalhar. Ainda que seja algo totalmente ignorado pela mídia, os diretores confiarão mais em você se sentirem que você conhece o papel da empresa no mercado.

6- Tenha paciência. Você vai aprender muito e possivelmente crescerá dentro da empresa, mas isso não acontecerá em um clique. Amadurecer leva tempo.

7- Seja curioso. Demonstre que você quer conhecer outros setores da empresa e o trabalho dos seus colegas. Prove que você é interessado e os outros se interessarão por você também.

8- Adapte-se à cultura da empresa. Mantenha uma sintonia com seu gestor. Isso garantirá que você se sinta confortável no trabalho e, consequentemente, renda mais.

9- Mantenha a humildade. Escute a opinião de quem é mais experiente que você e tenha calma para assimilar todas as informações novas.

10- Esteja aberto a novos amigos. Não é porque vocês disputam a mesma vaga que você não pode fazer bons amigos entre seus colegas de trainee. No mínimo você aumenta sua network.

O link original com os nomes dos entrevistados e suas áreas de trabalho é: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-10-jovens-queriam-ter-sabido-antes-de-virarem-trainees#1

Um comentário: