segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TECNOLOGIA: EMPRESA CRIA BATERIA DE CELULAR QUE É RECARREGADA PELO AR

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFRuralRJ, Marianne Nogueira)

Quem nunca passou o dia navegando na internet, ouvindo música no celular ou usando alguns dos seus aplicativos e quando precisou fazer aquela ligação importante se viu sem bateria? Provavelmente todos, não é?! Como alternativa para esse problema a uBeam, uma empresa norte-americana, criou um protótipo de um carregador capaz de transmitir eletricidade através do ar, dispensando o uso de fios ou do contato do gadget com outras superfícies. Ou seja, seu celular carregado 100% do tempo.


A uBeam anunciou que já terminou um conceito totalmente funcional do primeiro protótipo do carregador e já conquistou 18 patentes relacionadas. A nova tecnologia funciona da seguinte maneira: o carregador converte a energia elétrica em som, este por sua vez é enviado sob a forma de ondas sonoras pelo ar. Em seguida, o aparelho celular, que também possui um conversor, consegue captar essas ondas e as transforma de volta em eletricidade para ser recarregado.

A criadora da tecnologia, Meredith Perry, disse em entrevista ao New York Times que esse é o único sistema capaz de fazer com que o aparelho eletrônico seja recarregado enquanto você está com ele se movendo em uma sala, como acontece com o acesso à internet via uma rede Wi-Fi. Assim será possível dar adeus aos fios e adaptadores.

As estações de carregamento serão finas, com no máximo 5 milímetros de espessura, podendo fazer parte da decoração de ambientes. Os receptores também serão discretos. Além disso, caso a tecnologia se popularize, as baterias poderão ser menores, já que o aparelho estará recebendo cargas constantes.

Do mesmo modo que outras tecnologias em desenvolvimento, esse carregador possui certas limitações, como o fato de não conseguir transmitir energia para mais de um local, ficando restringida a um único cômodo. Mas ainda assim, trata-se de uma revolução, libertando os usuários do celular de seus carregadores e tomadas.

Em 2016 serão lançados no mercado duas versões diferentes desse produto. A primeira será para locais menores, como moradias e pequenas empresas. Enquanto o segundo modelo será para ambientes maiores, como estádios, aeroportos e hotéis.

E então, gostou da novidade? Agora é aguardar a evolução desse protótipo e em breve teremos a completa liberdade dos carregadores convencionais. É a tecnologia trabalhando para atender as necessidades modernas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário