sexta-feira, 1 de agosto de 2014

REFERÊNCIAS DA ENGENHARIA QUÍMICA: FREDERICO BELFORT

Fred, a esquerda, referência para todos da EQ/UFRRJ
Quando resolvi criar a série Referências da Engenharia Química, vislumbrava homenagear os nomes nacionais e internacionais mais conhecidos de nossa área ao longo da história. Todavia, hoje farei algo um pouco diferente. Usarei esse espaço justamente para que um nome seja reconhecido e lembrado por todo o sempre. Deixar uma homenagem em meio a personalidades como Warren Lee McCabe, Graça Foster, Claudia Sender, Giulio Massarani e grandes outros, faz jus ao que quero expressar.


Hoje acordei com a notícia de que o nosso nobre amigo e engenheiro químico, formado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Frederico Belfort, o Fred, falecera. Acordar com uma notícia dessas é levar uma punhalada em várias coisas de que acredito. Sempre vou acreditar num modo diferenciado de transmissão de conhecimento e eu sei que ele era o futuro da área de Controle de Processos. Nunca tive dúvidas, sempre enxerguei isso. Alguém que, de fato, sabia passar com primazia tal conhecimento. Infelizmente, não tive tanto contato com o Fred quanto gostaria, mas nas poucas vezes que nos encontramos e conversamos, ele deixou pra mim um legado. Chegou a hora de exprimir isso.

Sorriso no rosto, paciência e incentivo. Um cara que estava a disposição para ajudar qualquer aluno, de qualquer matéria, de qualquer lugar, de graça! Uma pessoa que não esperava que você o procurasse para pedir algo, ele buscava te ajudar! Um verdadeiro professor! O melhor professor. No país dos títulos e condecorações, ele conquistava a todos com a sua simplicidade, determinação, didática e senso crítico. Um gênio natural que sabia como poucos lidar com as pessoas. Uma inspiração para mim e para muitos.

Que seus ensinamentos, graça e simpatia permaneçam vivos dentro de todos os engenheiros químicos do país. Seus colegas de trabalho, amigos e familiares tiveram o privilégio que nós não tivemos. Todavia, de uma forma ou de outra, você estará sempre conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário