sexta-feira, 22 de agosto de 2014

FEIRAS DE RECRUTAMENTO

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFMG, Ana Marques Martins)

Nobre engenheiro em busca de estágio, imagino que você já esteja cadastrado em inúmeros sites de divulgação de vagas com poucos resultados. Então venho aqui trazer uma nova alternativa. Você já visitou uma feira de recrutamento?


Elas acontecem por toda parte no Brasil e no mundo e têm o objetivo simples de aproximar empresas empregadoras e estudantes desempregados. A organização normalmente fica por conta de empresas júniores e grêmios estudantis que oferecem um stand dentro da própria universidade durante alguns dias durante os quais grandes empresas podem divulgar suas marcas e principalmente os processos seletivos para os alunos. Também é comum que as companhias precisem pagar uma taxa para participação na feira, de acordo com o tamanho e localização do stand, o que rende lucros significativos aos organizadores.

Para os alunos, além de conhecerem novas empresas e se atualizar sobre os próximos processos seletivos, têm uma oportunidade de conversar pessoalmente com os funcionários das empresas dos sonhos, fazer um networking ou até pegar dicas com os membros do RH. As mais concorridas costumam enviar funcionários importantes e diretores para palestras e até workshops.

A maior feira de recrutamento do Brasil é a Talento (Na imagem), da Unicamp, que esse ano acontece no dia 10 de setembro. Na minha universidade, a UFMG, temos o Mercado em Conexão, maior feira de Minas Gerais e que acontece na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de agosto. Muitas outras universidades investem neste tipo de evento como as da rede Mackenzie, a Politécnica de São Paulo, PUC... Pesquise se existe na sua!

Não existe? Nada tema! Existem duas opções para você! Alguns sites realizam feiras de recrutamento online, uma rápida pesquisa na internet te direcionará para vários. Muitas universidades até permitem que estudantes não-matriculados participem, tanto presencialmente quanto online. Mas se você quer um contato mais pessoal com os profissionais, esta é a hora de começar a feira da sua faculdade! Não se preocupe, elas começam pequenas mesmo e quase ninguém quer patrocinar as primeiras. Mas nunca soube de ninguém que investiu e se arrependeu. Seja empresa, universidade ou organizador.

Um site de feira online para os interessados: http://eliteic.net/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário