quarta-feira, 6 de agosto de 2014

5 RAZÕES PARA SE DECIDIR POR ENGENHARIA QUÍMICA

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ e estudante da UNISO, Romilson Mendes Barbosa)

Entramos no mês de agosto, isso significa que a ampulheta que marca o início dos vestibulares para muitos aspirantes em um curso de graduação estão com os grãos de areia contados. Foi pensando nisso que resolvi colaborar com este pequeno texto, na esperança de que ajude aos que ainda estão indecisos quanto a cursar ou não a Engenharia Química. Vamos lá:

1. A Engenharia Química oferece uma grande variedade de opções de carreira.

Desenvolvimento
 Criar e aprimorar produtos na indústria química, petroquímica e de alimentos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias e adaptando as que estão em operação.

Meio ambiente
 Definir normas e métodos de preservação ambiental em toda a cadeia produtiva. Reciclar e tratar resíduos industriais. Desenvolver tecnologias limpas.

Processo industrial
Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

Projetos
Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.
Entre diversos outros setores.

2. Os engenheiros químicos adquirem uma multipluralidade de habilidades e competências.

Em geral, o tempo médio para a titulação é em torno de 5 anos, subdivididos, quase sempre, da seguinte forma:

1º ao 3º período – Formação Básica
Compreendendo conteúdos de matemática, física e química.

4º ao 6º período – Formação científica
Compreendendo conteúdos de termodinâmica, fenômenos de transporte e cinética química.

7º ao 10º período – Formação Tecnológica
Compreendendo conteúdos de operações unitárias, reatores químicos, instrumentação e controle.
Entre diversos cursos optativos que variam de acordo com a universidade.

3. A engenharia química abre portas.

Mesmo para os graduados que optam por não trabalharem na indústria, tem grandes possibilidades de atuarem em outras áreas devido as habilidades analíticas, de gestão e de resolução de problemas, adquiridos durante a formação. Existem inúmeros casos de graduados em engenharia química que seguiram carreiras de sucessos em áreas como finanças, consultoria e até mesmo jornalismo científico.

Alguns optam ainda pela conquista do doutorado, envolvidos em pesquisas e ensinos universitários em tempo integral, enquanto outros trabalham com pesquisa e desenvolvimento em grandes empresas, enfim há infinitas possibilidades.

4. O mercado de trabalho está com alta demanda de engenheiros químicos.

Os engenheiros químicos são alvos de uma ampla gama de empresas, desde pequenas a grandes multinacionais. Em muitos países como os Estados Unidos e Taiwan, a engenharia química configura entre as mais bem pagas, principalmente entre as próprias ramificações das engenharias (vide site worldsalaries na bibliografia abaixo). Estudar engenharia química, pode levá-lo a ter uma carreira desafiadora e criativa levando a empresa que o contrata não só a funcionar melhor como também a prosperar.

5. A engenharia química lhe dá a oportunidade de contribuir para um futuro sustentável.

Os engenheiros químicos trabalham para uma melhor qualidade de vida da sociedade. Muitos trabalham em questões globais como o combate à fome, através de melhorias na produção de fertilizantes; prevenção de inúmeras doenças, através do fornecimento de água potável; alcanço de um desenvolvimento harmonioso com a sustentabilidade ambiental, através de tecnologias que auxiliam nas reduções de gases poluentes, combate ao efeito estufa e tratamento de efluentes.

A engenharia química oferece muitos desafios e recompensas, será que você está pronto? Quais são as suas razões para estudar engenharia química? Compartilhe conosco!

Bibliografia:

< http://www.ingenieriaquimica.org/articulos/estudiar-ingenieria-quimica > Acesso em 31 de julho de 2014 às 17h44min.
< http://www.worldsalaries.org/engineer.shtml > Acesso em 01 de agosto de 2014 às 13h07min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário