quinta-feira, 10 de julho de 2014

UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO ACADÊMICO E INTERPESSOAL - CONGRESSO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFRN, Yasmin Araújo)

O Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química – COREEQ – é um evento anual realizado por uma entidade de base escolhida em plenária final durante sua edição anterior e pela FENEEQ (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química). Este ano, o COREEQ Norte - Nordeste será realizado na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, entre os dias 13 a 20 de julho. Organizado por estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o evento conta com uma programação acadêmica muito diversificada, desde palestras, mini cursos a visitas técnicas.


O COREEQ tem como tema “Sócioambiental e Tecnológico: As multifaces do Engenheiro Químico no Mercado de Trabalho”, e oferece oportunidades de maior esclarecimento sobre essas áreas. Dentre os mini cursos disponíveis, estão os de Riscos Ambientais no Local de Trabalho, Avaliação de Impactos Ambientais, Química Forense, Geopolítica e desafios tecnológicos do Pré-Sal no século XXI, Hysys, entre outros, ministrados por profissionais renomeados nacional e internacionalmente. 

Além dos mini cursos, serão ofertadas visitas técnicas para as empresas Norsal Salinas, Cimentos Nassau, Estação de Fluidos Canto do Amaro – Petrobras, Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos, Salinas Unisais e Laboratório da Petrobras. Como incentivo à discussão e ao debate entre os estudantes, a organização do congresso oferece Mesas Redondas sobre Ética, Legislação e Sustentabilidade, que são de suma importância para a formação do Engenheiro Químico.

A Mostra de Iniciação Científica é uma tradição nos congressos e em Mossoró não será diferente, seu objetivo é reunir os congressistas para que possam ter a oportunidade de mostrar seu trabalho, divulgar seus estudos, gerar ideias e desenvolver novos projetos de pesquisa para outros alunos e para os professores presentes.

Perguntadas sobre as expectativas para o evento, as organizadoras Flávia Fernandes, Rayane Ricardo e Gabriella Freitas deram suas opiniões: “Nossa expectativa é que seja proveitoso e especial! Organizamos com toda preocupação,dedicação e amor. Esperamos que os congressistas saíam com saudade, felizes por fazer parte da família EQ. Que façam amigos como fizemos e que levaremos para sempre, que tenham o Coreeq Mossoró como momento importante da vida acadêmica. Ganhamos nossos melhores amigos com esses congressos e ainda mais com a organização!”

O evento proporciona crescimento tanto aos participantes como aos organizadores, é de grande experiência em sua formação possibilitando vivências não vistas em sala de aula, além de trabalho em grupo, oportunidade de divulgação do estado e sua universidade e das indústrias locais. Maiores informações no site www.coreeqmossoro.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário