quarta-feira, 2 de julho de 2014

[ENTREVISTA] VII SAEQQ UFV – GABRIEL SILVÉRIO BRAZ CÔRTES

Amigos, tive a honra de entrevistar o coordenador-geral da VII Semana Acadêmica de Engenharia Química e Química da Universidade Federal de Viçosa, Gabriel Silvério Braz Côrtes. De 1 a 5 de setembro, os olhos do mundo acadêmico estarão voltados para a VII SAEQQ e o Beta EQ estará lá. Terei a honra de ministrar uma palestra durante a semana e, sem sombra de dúvidas, a programação da SAEQQ promete fazer história. Confira com exclusividade essa entrevista. (Kaique Santos Teixeira)


1) Gabriel, gostaria que você falasse um pouco de sua vida até chegar à universidade e ao curso de Engenharia Química.

R.: Nasci no Espírito Santo em Cachoeiro de Itapemirim e cursei o ensino fundamental e médio em ótimas escolas da cidade. Tive a oportunidade de ter contato com o esporte durante toda a minha infância e juventude. Acredito que esses fatores aliados à educação dos meus pais fizeram com que eu tenha tido experiências incríveis nesta época. 

2) Por que escolheu Engenharia Química na UFV?

R.: Escolhi Viçosa porque por ser um lugar único no qual a possibilidade do contato com pessoas de todo país e das mais variadas realidades é algo que faz parte do cotidiano da universidade e também pela excelência nos cursos ministrados UFV e sua representatividade no cenário nacional.  A escolha do curso de engenharia química foi devido a certa facilidade que tinha com as áreas exatas e, principalmente, aos excelentes professores que tive no meu terceiro ano na escola Guimarães Rosa e no pré-vestibular Darwin que me incentivaram a pesquisar sobre o curso.

3) Que função você desempenha na Comissão Organizadora da VII SAEQQ UFV? O que podemos esperar da mesma?

R.: Sou o atual coordenador geral do evento. A SAEQQ vem crescendo em qualidade desde a primeira edição e esse ano não será diferente. Para isso, estamos montando uma grande estrutura e estabelecendo grandes parcerias a fim de realizar um evento excelente. Por isso, nossos congressistas podem esperar uma semana inspiradora, na qual caminhos serão apresentados para motivá-los a buscarem o protagonismo na busca pelo sucesso profissional.   


4) Na sua opinião, qual será o ponto alto da Semana?

R.: É difícil apontar um único evento como ponto alto da semana. Contudo, penso que o segundo dia terá um grande destaque na programação do evento.  Acredito nisso, pois,  teremos durante a programação que ocorre a tarde a realização de um processo seletivo simulado e a noite contaremos com a palestra do presidente da ABIQUIM, (Associação Brasileira de Indústria Química) Dr.  Fernando, e uma palestra ministrada pela Radix tendo como tema o empreendedorismo sustentável na indústria química.

5) Sendo a SAEQQ atrativo de vários estudantes de outras universidades, existirá um sistema de alojamento? Se sim, qual será o custo do mesmo e do transporte necessário para locomoção até o evento?

R.: Sim, existirá toda uma infraestrutura para receber os congressistas de outras universidades. Para isso, nossa comissão de infraestrutura está estabelecendo parcerias com hotéis da cidade a fim de disponibilizar tudo com um preço acessível. Mais detalhes sobre esse tema serão disponibilizados no site do evento em breve. 

6) Quais são seus planos e perspectivas para sua vida profissional daqui a dois anos?

R.: O plano para daqui a dois anos ainda são um pouco incertos. Isso porque hoje curso o terceiro período e pretendo fazer um intercâmbio no ano que vem, a fim de somar mais esta experiência a minha formação profissional.

7) Por que ir a SAEQQ UFV?

R.: A busca pela excelência na programação e realização do evento e o sucesso de todas as edições anteriores fizeram com que a SAEQQ se consolidasse como o maior evento acadêmico da UFV. Este ano a Semana Acadêmica de Engenharia Química e Química está em sua sétima edição e estamos esperando um público de cerca de 500 pessoas. Para isso, todos da organização estão trabalhando para fazer deste um evento único no qual grandes possibilidades serão criadas. Desta forma, vir a VII SAEQQ é poder ter contato com toda a estrutura que está sendo montada e viver experiências incríveis que irão inspirá-los na busca pelo sucesso.

Obrigado e, desde já, boa sorte a você e a todos da Comissão Organizadora da VII SAEQQ.


Um comentário:

  1. parabéns to orgulhoso de vc irmão um dia terei sucesso como vc ;)

    ResponderExcluir