quinta-feira, 5 de junho de 2014

INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA O TOEFL ITP

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ Eduardo Martins)

No início do ano passado, o governo implementou  o programa Inglês sem Fronteiras  com apoio do MEC, da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo o próprio site, "O Programa INGLÊS SEM FRONTEIRAS foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do Programa Ciência sem Fronteiras.".



Na prática, o Estado está oferecendo cursos de ensino de inglês e aplicação do teste de proeficiência TOEFL ITP para todos os alunos de universidades públicas para criar de condições de mandar mais estudantes para o exterior. Desde sua criação, a oferta de vagas para tal exame cresceu muito se tornando bem mais acessível sua inscrição. No momento de criação desse texto, ainda estava disponível a realização a inscrição para algumas universidades ainda nesse semestre nesse link (http://isfaluno.mec.gov.br/index/solicitar-acesso).

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ITP avalia seu nível de conhecimento do inglês, desde básico até avançado. Divide-se em Listening Comprehension(compreensão de áudio), Structure and Written Expression(identificação do padrão formal em textos) e READING(compreensão do conteúdo textual). No total, são 140 questões múltipla-escolha para serem feitas em 1 hora e 55 minutos.

Contudo, o TOEFL iBT é mais completo que o ITP, contendo inclusive SPEAKING e ,por isso, muitas universidades de fora, como as americanas, só aceitam esse último para fins de intercâmbio. Tal aspecto desvaloriza o diploma, diminuindo a procura.

Em síntese, pela grande oportunidade de fazer um teste gratuito que dá uma boa noção de sua competência linguística e por poder te permitir entrar em alguma universidade de fora, ainda assim é válida a sua participação. Seguem abaixo alguns links úteis para maiores informações e com simulados:

Um comentário:

  1. Recomendo a todos que façam este TOEFL ITP, mesmo que não tenha tanta aceitação quanto o IBT. Qualquer avaliação para um autoacompanhamento é válida como o texto diz. E se, de quebra, existem universidades que o usam como critério, melhor ainda.

    São ferramentas extremamente úteis para o aprendizado da língua inglês. Algo que serve para suportar os diversos estudantes universitários que possuem pouco ou nenhum nível do idioma. Uma iniciativa do governo federal que realmente produzirá eficazes resultados. E eu, particularmente, sou um grande beneficiado deste Programa.

    Por mais que existam questões políticas (ou eleitoreiras), tal aspecto é muito insignificante perto do ganho que os alunos brasileiros estão tendo e ainda terão. É bom até para nossos professores, pois facilita ao recomendar um livro-base em inglês para seus alunos, e tendo entendimento do idioma, isso só serve como adicional para a aprendizagem.

    ResponderExcluir