quarta-feira, 25 de junho de 2014

ESTUDANTE DA UFRN CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL NA ÁREA DE SIMULAÇÃO

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFRN, Yasmin Araújo)

O Honeywell User Group (HUG) 2014, maior evento da empresa nas Américas para clientes na área de automação e de processos, teve como destaque a primeira conquista brasileira na competição UniSim Design Challenge, promovida pela Honeywell Process Solutions anualmente e este ano realizado no Texas, Estados Unidos. O estudante do mestrado de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Herbet Senzano foi o primeiro brasileiro a vencer a competição.


A competição baseia-se na criação de soluções para problemas reais enfrentados por plantas industriais, utilizando a suíte UniSim Design, plataforma da Honeywell que tem a finalidade de projetar e modelar processos em unidades em todo o mundo, direcionada a estudantes de engenharia das Américas do Norte e Latina.

Com o trabalho “Recuperação de Gás Expandido para Geração de Eletricidade”, o pesquisador juntamente com a professora Vanja Maria de França Bezerra, utilizaram a ferramenta da Honeywell e determinaram como o oxigênio alimentado junto com o gás expandido podem ser usados para aumentar a potência elétrica de compostos orgânicos voláteis lançados no ar através de um queimador. A simulação realizada por eles gerou 2.126 MW de potência elétrica e revelou um grande potencial para ajudar a reduzir o lançamento de dejetos orgânicos e óxidos na atmosfera.

“O uso da suíte UniSim Design foi fundamental, pois ela nos possibilitou simular um problema baseado em um caso real e testarmos, com sucesso, a nossa solução”, comenta Herbert Senzano. “Graças ao software da Honeywell foi possível construir um fluxograma de processo igual ao real e ainda simularmos casos dinâmicos de grande importância para as áreas acadêmica e industrial”, finaliza a professora orientadora, Vanja França.

"Manter a produção, reduzindo os resíduos ambientais e garantindo o cumprimento dos regulamentos é um desafio real para muitos dos nossos clientes, e este projeto mostrou como uma simulação pode enfrentá-lo diretamente", explica Vimal Kapur, presidente da Honeywell Process Solutions. Herbert Senzano e a professora Vanja França mostraram que, além da criação de processos industriais, um software de simulação pode criar soluções que reduzam os impactos ambientais dos processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário