quarta-feira, 18 de junho de 2014

[ENTREVISTA] 17ª SEQ UNICAMP – LUCAS FARIAS FALCCHI CORRÊA

Lucas Corrêa durante a 16ª SEQ (Clique para ampliar)
Amigos, essa semana pude entrevistar um dos três principais coordenadores da 17ª Semana de Engenharia Química da Unicamp, Lucas Farias Falcchi Corrêa. Abordei alguns pontos importantes de sua carreira, bem como, busquei elucidar o que está por vir na próxima SEQ Unicamp, que será realizada entre os dias 4 e 9 de agosto. Espero que vocês gostem. (Kaique Santos Teixeira)


1) [Beta EQ] Lucas, gostaria que você falasse um pouco de sua vida até chegar à universidade e ao curso de Engenharia Química.

[Lucas] R.: Minha vida até a universidade sempre foi bem padrão, morava com os pais, estudava de manhã e a tarde fazia algum esporte. Estudei toda minha vida no mesmo colégio (Esquema Universitário, em São José do Rio Preto) por opção própria, sempre tive muito carinho pelos professores e funcionários da escola.

2) Por que escolheu Engenharia Química na UNICAMP?

R.: Até ingressar no ensino médio não tinha certeza do que gostaria de cursar no futuro, fui de Direito a Engenharia Química, passando por Letras. O fator decisivo foi uma conversa com um antigo professor de química, que me pediu para pensar em quais áreas de ensino eu me destacava e que gostava mais. Pela resposta (química, matemática e física) ele me sugeriu que pesquisasse sobre os cursos de Química e de Engenharia Química. Após ler e conversar com algumas pessoas sobre o assunto, decidi pela engenharia e por enquanto não me arrependo. Quanto a escolher UNICAMP, acredito que se deve a influência de uma professora, apaixonada pela universidade, e pela qualidade de ensino.

3) Que função você desempenha na Comissão Organizadora da 17ª SEQ UNICAMP? O que podemos esperar da mesma?

R.: Faço parte da coordenação do evento, com mais duas colegas. Pela experiência que tive das outras edições e pelo trabalho desenvolvido pela atual comissão organizadora, os participantes podem esperar conteúdos excelentes, meticulosamente selecionados de acordo com o respaldo das edições anteriores. Procuramos sempre inovar os temas, trazendo o que há de mais interessante na área de Engenharia Química e também fora dela, para aqueles que não pretendem seguir a carreira. Além disso, os eventos de integração são planejados com cuidado para possibilitar diversão sem afetar o desenvolvimento do evento. Em suma, podem esperar uma semana cheia e altamente enriquecedora.

4) Na sua opinião, qual será o ponto alto da Semana?

R.: Tentei isolar algum evento ou conteúdo, mas acredito que o ponto alto será o primeiro dia (04 de agosto, segunda feira). Digo isto porque é nele em que os congressistas estão mais ansiosos: os que já participaram por saber da qualidade da Semana, os que estão participando pela primeira vez pela vontade de confirmar tudo que ouviram. Essa combinação cria um ambiente muito agradável na palestra que inaugura o evento e que permeia a semana. Posteriormente, os participantes têm a oportunidade de entrar em contato com nossos patrocinadores na feira de recrutamento e nas palestras institucionais, que ocorrem simultaneamente.

5) Sendo a SEQ atrativo de vários estudantes de outras universidades, existirá um sistema de alojamento? Se sim, qual será o custo do mesmo e do transporte necessário para locomoção até o evento?

R.: Sim, o sistema de alojamento existirá. Entretanto, ainda estamos acertando os últimos detalhes de custo e transporte, iremos divulgar a localização e valor em breve na página da Semana.

6) Quais são seus planos e perspectivas para sua vida profissional daqui a dois anos?

R.: Meus planos para daqui dois anos ainda são muito incertos, mas sem dúvidas quero estar formado. Caso decida pela carreira acadêmica, pretendo estar iniciando o segundo ano de mestrado, com auxílio de um programa que “reduz” o tempo necessário. Caso contrário, espero estar empregado em alguma empresa do ramo que preze pelo bem estar da equipe, a ideia de trabalhar em ambientes extremamente competitivos e desgastantes não me atrai muito.

7) Por que ir a 17ª SEQ UNICAMP?

R.: A Semana de Engenharia Química da Unicamp já é um evento consolidado, sendo realizado desde 1998, que conta com vasto e fiel público. Sempre prezando pela qualidade dos serviços oferecidos, desde as palestras aos eventos de integração, conseguimos propiciar aos congressistas a melhor semana de suas vidas. A 17ª SEQ não será diferente. Palestras interessantes, cursos e workshops aplicáveis, visitas técnicas a indústrias renomadas são apenas uma parte de tudo que oferecemos. Tudo isso prezando sempre pelo bem estar e satisfação de nossos congressistas, palestrantes e patrocinadores. E aos céticos, fica uma pequena provocação: arrisquem confiar nestas palavras e inovem, venham para a 17ª SEQ!

Clique na imagem para ir diretamente ao site oficial da SEQ Unicamp

Obrigado e, desde já, boa sorte a você e a todos da Comissão Organizadora da 17ª SEQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário