segunda-feira, 2 de junho de 2014

DISCIPLINAS BASE DA ENGENHARIA QUÍMICA

Fonte: UCS
(Texto enviado pelo Representante Beta EQ Nilton França)

Por que os professores de Engenharia Química, gostam sempre de dar ênfase nas disciplinas que são consideradas base? Quais são essas disciplinas e por que elas são importantes? 


Bom, começaremos a discutir, aquela que é considerada uma das disciplinas mais importantes, a que rege quase todos os outros assuntos, o “famoso” BALANÇO DE MASSA E ENERGIA – BME. O conhecimento dessa disciplina é de fundamental importância para a vida acadêmica e profissionalmente. O princípio geral do Balanço de Massa e Energia, baseia-se a conservação de massa para análise de sistemas físicos, isto é, fazer uma análise em um determinado processo e conhecer as variáveis de entrada e saída, para saber se o processo será viável ou não.

Os FENÔMENOS DE TRANSPORTES, estão nessa lista também, e estes se subdividem em três: FENÔMENOS DE TRANSPORTE I (FT I), FENÔMENOS DE TRANSPORTE II (FT II) E FENÔMENOS DE TRANSPORTE III (FT III). O FT I, também conhecido como Quantidade de Movimento e Mecânica dos Fluidos, estuda o comportamento dos fluidos, bem como suas propriedades e o comportamento do seu escoamento. Já o FT II, estuda o comportamento dos materiais em relação a transferência de calor, isto é, seu comportamento térmico. E por final o FT III, que estuda a transferência de massa, isto é, qual o comportamento de um sólido quando este se dissocia em um solvente.

Outra disciplina da base é a TERMODINÂMICA, que é um ramo da física que estuda as causas e efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume, também de outras grandezas termodinâmicas. Para o estudo desta disciplina, termos que ter em mente o que é sistema, fronteira e vizinhança, para que se possa aplicar as propriedades certas. A termodinâmica desenvolveu-se pela necessidade de aumentar a eficiência das primeiras maquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, onde focaliza-se nas propriedades macroscópicas. De modo análogo a termodinâmica é a ciência que estuda se uma reação irá ocorre ou não, dependendo das condições dadas.

E por fim as OPERAÇÕES UNITÁRIAS, que se dividem em três também, como: OPERAÇÕES UNITÁRIAS I (OP I), OPERAÇÕES UNITÁRIAS II (OP II) E OPERAÇÕES UNITÁRIAS III (OP III). As operações unitárias são processos físicos baseados nos três fenômenos de transporte. A OP I, utiliza conhecimento e abordagem da quantidade de movimento, isto é aplicação de FT I, exemplos desse tipo de operações são a Filtração, Peneiramento, Sedimentação, etc. Já a OP II, baseia-se na aplicação dos conhecimentos e fundamentos de FT II, como exemplo os Evaporadores, Trocadores de Calor, etc. E por fim a OP III, baseia-se na utilização e aplicação dos fundamentos e conhecimentos de FT III, como exemplo, estão o processo de Destilação, Absorção, etc.  

No entanto, não podemos esquecer que para obter tais conhecimentos nessas disciplinas que são consideradas a base da Engenharia Química, o aluno deverá ter uma boa formação nas duas disciplinas fundamentais, que são elas a MATEMÁTICA e a FÍSICA. Pois, só foram possíveis o desenvolvimento e o aprendizado de novas disciplinas como a utilização de conceitos matemáticos e físicos.  

Respondendo a primeira pergunta, os professores gostam de enfatizar essas disciplinas, pois para que o aluno de Engenharia Química, saia da universidade preparado para tentar solucionar os problemas encontrados na indústria, este deverá ter formação solida, com respaldo principalmente sobre essas disciplinas, pois na indústria química é exclusivamente processos que envolvam conhecimento sobre tais.

Lembrando sempre que, um excelente profissional não é só aquele que domina apenas as disciplinas e conteúdo da grade curricular mas, sim aquele busca sempre informações novas, mantem-se informado de assuntos que dizem respeito ao comportamento da sociedade, as mudanças, aos direitos e deveres como profissional e cidadão. Pois como sabemos hoje o profissional mais procurado no mercado não é aquele que domina apenas os cálculos e sim aquele se sabe aplicar de forma correta os conhecimentos adquiridos. Saber se expressar e trabalhar em grupo. 

Um comentário: