terça-feira, 24 de junho de 2014

A MAGIA DO STORYTELLING NO MUNDO CORPORATIVO

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ e estudante da UTFPR, Pedro H. D. Otranto)

Era uma vez... quem nunca ouviu uma história contada por outra pessoa e ficou encantado com os detalhes criados em sua imaginação? Isso é algo presente principalmente em nossa infância, porém, será possível ter alguma conexão com o cotidiano profissional?


O storytelling é recurso que está sendo muito utilizado no mundo corporativo para expor projetos e ideias, mantendo elementos tradicionais para impressionar os espectadores.

Apesar de ser usado prioritariamente nas áreas relacionadas a marketing, outros profissionais podem fazer uso desta ferramenta e este pode ser o caso de um engenheiro de processos expondo os resultados da planta a diretores ou um pesquisador apresentando um projeto a investidores.

Então trocar slides com textos longos, vários dados, tabelas e gráficos por uma boa narrativa com começo, meio e fim é uma tendência que pode ser uma oportunidade para se destacar; mas como fazer isso?

Uma dica inicial é transformar a ideia a ser passada, dados e demais informações em uma história que consiga transmitir a mensagem de uma forma clara e atraente para quem está ouvindo.

Fernando Palácios, fundador do primeiro escritório de storytelling no Brasil, o Storytellers Brand 'n' Fiction, resume os principais pontos do storytelling em 5 passos. Primeiramente, ele diz que é necessário entender o propósito da história, o que se deseja com ela, para depois então estudar a audiência e as expectativas que se quer despertar. A partir daí entra-se na história em si, iniciando a busca dos principais assuntos a abranger e elementos a serem usados para ajudar a conduzir e intermediar os temas. Finalmente, deve-se organizar a história e o desenvolvimento da narrativa.

O potencial de uma ideia bem apresentada é muito grande, podendo realmente aumentar as chances de sucesso, pois uma história é muito mais envolvente do que apenas dados e informações. E uma ferramenta comum do cotidiano pode ser uma ferramenta de apoio bem interessante: o Microsoft Power Point!

O poder do storytelling ainda pode ser aumentado se aliado a uma super apresentação de slides e preparo do apresentador, e uma empresa especializada nisso é a SOAP – Apresentações no estado da arte, que disponibiliza um material que vai mudar sua maneira de ver e montar uma apresentação de slides. Aliás, este é o tema do próximo texto, que vai ter como objetivo trazer as principais dicas para revolucionar o uso do Power Point na Engenharia Química.


“Storytelling is ultimately a creative act of pattern recognition. Through characters, plot and setting, a writer creates places where previously invisible truths become visible. Or the storyteller posits a series of dots that the reader can connect.” Douglas Coupland

Nenhum comentário:

Postar um comentário