sexta-feira, 27 de junho de 2014

5 SITES PARA UMA NAVEGAÇÃO SAUDÁVEL

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UFMG, Ana Martins)

Longe de mim querer incentivar a procrastinação, mas todos os estudantes sabem muito bem que esse é um hábito inevitável. E já que você vai parar de ler os slides da sua aula para navegar aleatoriamente pela internet seria muito melhor se isso acrescentasse algo na sua vida, certo? Claro que o melhor site de todos é este que você lê no presente momento, mas caso você esteja em dia com todos os posts do Beta (E esperamos que esteja), vai precisar de mais opções. Por isso, aqui deixo para vocês meus cinco sites favoritos para uma enrolação sem peso na consciência:


É o primeiro porque acredito que seja o mais famoso. Esse aí é o original, em inglês, mas existem versões em várias línguas. O Ted contém vários textos e vídeos inspiradores, normalmente não muito longos, o que evita que você perca a paciência e desista do assunto. Além do site, o Ted realiza eventos físicos em várias cidades do mundo em que você pode assistir às palestras ao vivo antes que elas sejam publicadas no site.

2- Superinteressante: http://super.abril.com.br/
Esse também é conhecido, principalmente por causa da  revista de mesmo nome, que eu adoro. Eles falam sobre todos os temas, desde Ciência, até História, Literatura e Teorias da Conspiração. O mais legal é que a revista é muito colorida, cheia de gráficos e piadinhas que realmente facilitam a leitura. E há alguns anos eles disponibilizaram todo o acervo online no “Superarquivo”. Considerando que a revista já tem 25 anos, isso é praticamente um banco infinito de curiosidades!

3- How Stuff Works? http://www.howstuffworks.com/
Esse site ficou bastante famoso devido à um vídeo bastante didático sobre reciclagem. Mas também já vi alguns sobre economia e água, todos muito interessantes. Algumas pessoas acham esse vídeos um pouco sensacionalistas, mas de qualquer forma levam a alguma reflexão. E em último caso você pode treinar seu inglês, já que os narradores deles são bastante claros. Também é possível encontrar vídeos legendados no You Tube. Os assuntos são variadíssimos, podem vir em forma de vídeo ou texto e normalmente trazem respostas claras para perguntas complicadas, algumas que você nem nunca imaginou! Ou vai dizer que sempre quis saber como Radiômetro de Crooke funciona?

4- I fucking love Science: http://www.iflscience.com/
Com o perdão da palavra. Esse é um dos meus favoritos e vem fazendo muito sucesso com sua página no Facebook. Sucesso este que se deve à forma bem humorada com que eles tratam a Ciência. Assim como os outros sites, eles possuem vídeos e textos sobre curiosidades e as mais recentes descobertas. Porém eles incluem muitas piadas e coisas bizarras no meio, o que atrai muita gente. Onde mais você poderia ver um verme gigante sair do corpo de um louva-deus morto? Destaque para minha parte favorita que é o “This week in Science” que faz um resumo das seis pesquisas mais interessantes divulgadas naquela semana e sempre me surpreende com o quanto estamos avançados. (Sem ironia)


Sim, esse é apenas uma página no Facebook, mansa e humilde de coração. Mas nem por isso menos interessante. Sei da existência dela porque foi criada por alguns dos meus colegas, engenheiros químicos, como eu e você (talvez). A idéia é simplesmente compartilhar conhecimento (Entendeu o nome?) publicando toda e qualquer notícia que eles achem relevante e interessante. Isso inclui dicas de crescimento pessoal e profissional, ideias sustentáveis, empreendedorismo e todo esse tipo de coisa que o mercado valoriza tanto hoje em dia. E o melhor é que as escolhas são excelentes! Em geral são textos e vídeos interessantes, leves e/ou inspiradores. Acho que nunca deixei de ler um até o final. Recomendaria ainda que não conhecesse a origem, juro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário