terça-feira, 27 de maio de 2014

LIÇÕES QUE VOCÊ SÓ APRENDE FORA DA SALA DE AULA

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ Pedro Damasceno)

Equilibrar atividades extracurriculares, o curso e vida social; aproveitar as oportunidades; se envolver... esse é um grande desafio durante a vida universitária (http://goo.gl/KuCfm7). Mas o que é possível aprender além da sala de aula?! Este pequeno texto tenta ajudar a responder essa questão.

Apesar de Engenharia Química ser um curso com muitas disciplinas técnicas e essencialmente teóricas, na prática é requerido do profissional algumas competências extras ao aprendizado dos livros.

A filosofia do CHA (saiba mais em: http://goo.gl/zAAhOu) é muito usada nas empresas. Seus ingredientes são: Conhecimento – Habilidades – Atitude, ou seja, o saber – o saber fazer – o querer e como fazer. E esse CHA é adquirido além da sala de aula em diversas oportunidades. Nos parágrafos abaixo, algumas dicas são dispostas para ajudar nessa busca.

A primeira coisa a fazer é complementar o conhecimento dos livros, seja com cursos de oratória e apresentação; línguas estrangeiras; ou específicos da área em congressos, semanas acadêmicas e outros. Estar aprendendo continuamente é algo essencial para um futuro profissional, assim como saber sobre as novidades de sua área. Daí a importância de Iniciação Científica e pesquisas; Congressos; e o simples acompanhamento de notícias em sites e/ou revistas interessantes.

Habilidade é quando se coloca o conhecimento em prática e não há outro melhor local para encontrar isso do que em uma empresa. Portanto, participar ativamente (observar, perguntar e compreender) de visitas técnicas, estágio e até mesmo palestras auxiliam no entendimento da prática.

Por fim, mas com um valor muito grande, a atitude se inicia com a pró-atividade da pessoa e deve ser utilizada em todos os momentos da vida profissional e é possível desenvolvê-la nos diversos tipos de projetos e oportunidades. 11 importantes habilidades comportamentais estão presentes neste texto: http://goo.gl/o7tao.

E como saber o que ainda falta para desenvolver? Faça esta pergunta todos os dias e aproveite as oportunidades para crescer. Só assim é possível ser um profissional diferenciado e de sucesso.

“Do you want to know who you are? Don't ask. Act! Action will delineate and define you.” Thomas Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário