terça-feira, 6 de maio de 2014

IF-SUL: UMA NOVA OPÇÃO PARA CURSAR ENGENHARIA QUÍMICA

Conhecido pelos seus cursos técnicos e seus profissionais qualificados, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas (IF-SUL), situado no estado do Rio Grande do Sul, deu início, no segundo semestre do ano de 2013, à primeira turma do curso de Engenharia Química. A instituição que já possuía seis cursos de nível superior, sendo um deles a Engenharia Elétrica, expandiu também as oportunidades aos alunos que moram em cidades vizinhas ou que já vinham de um curso Técnico em Química.


Vinculado a um corpo docente que atua há bastante tempo na formação de Técnicos em Química, o curso de Engenharia Química é composto por mestres e doutores de diferentes áreas do conhecimento, desde a Química, até a Engenharia Química, de Alimentos e de Materiais. Estes docentes tem o objetivo de formar profissionais qualificados, competentes e adaptáveis.

O perfil do profissional graduado em Engenharia Química no IFSUL atua na implantação, gestão e atualização de processos químicos, bem como na criação e desenvolvimento de novos produtos. Elabora projetos e estudos em diversas áreas, tais como: alimentos, biotecnologias, fertilizantes, papel e celulose, nuclear, polímeros, fármacos e cosméticos, cimento, tintas, vernizes, indústria de base, alcoolquímica, explosivos, aditivos, águas e meio ambiente, cerâmica, tensoativos, carboquímica, galvanoplastia, dentre outros.

A oferta para este curso é noturna, com modalidade presencial. Tem duração de 5 anos divididos em 10 semestres, totalizando 4085 horas. O ingresso é anual e conta com processo seletivo e ingresso pelo ENEM. O logotipo do curso contém dois elementos típicos: a engrenagem (que representa a engenharia) e uma molécula orgânica de ciclohexano (que representa a química).

O curso possui vários laboratórios para práticas, como Química Orgânica, Geral, Analítica Quantitativa, Instrumental; Microbiologia, Bioquímica e Alimentos; Físico-Química e Física; possui também Laboratórios de Pesquisa de Celulose e Papel; Eletroquímica, Microbiologia, Processos Bioquímicos e Contaminantes Ambientais, além do Laboratório de Informática com programas especializados. Conta, ainda, com o Laboratório de Engenharia que contempla Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias, além do acervo da biblioteca do Campus que possui vários títulos, exemplares, periódicos e outros materiais atualizados que visam incrementar o estudo do aluno.

Para mais informações sobre o curso, acesse:

Um comentário: