terça-feira, 27 de maio de 2014

ENTREVISTAS DE ESTÁGIOS - O QUE DEVO FAZER?!

(Texto enviado pela Representante Beta EQ Fernanda Rengel)

Para os acadêmicos que estão prestes a se formar, é necessário cumprir um importante requisito para sua formação: o estágio obrigatório. 


A primeira etapa desse processo é a escolha da empresa que mais se adequa ao seu perfil. Vale ressaltar que é de suma importância, pesquisar sobre a história da empresa antes de ir à entrevista. 

Atualmente, as empresas investem muito em seus testes seletivos, os quais, muitas vezes, ocorrem em mais de uma etapa. Geralmente, acontecem dinâmicas em grupo, testes individuais, de lógica, de atenção, de personalidade e de memória. A escolha dos testes varia de acordo com as exigências da vaga, além da entrevista. 

Mas, como devemos nos comportar, durante a entrevista de estágio? É muito importante, que o candidato seja proativo, se expresse bem e que exponha suas ideias de modo claro e, quando questionado, sobre qualquer assunto, sempre seja sincero e não demore a dar suas respostas, quando indagado. 

E nada melhor do que nos conhecermos, e assim, compreender nossos pontos fortes e nossas limitações, podendo sempre buscar o aperfeiçoamento.  É possível, encontrar na internet, alguns testes de personalidade, que além de apontar as principais características, ainda relaciona o modo como cada tipo de personalidade se relaciona com as outras pessoas. 

As empresas buscam por profissionais dispostos, ativos, que busquem um constante aperfeiçoamento, que possuam um bom relacionamento interpessoal, além de, obviamente, ter um bom conhecimento técnico. 

Para quem se interessar em realizar algum teste no intuito de verificar seus principais traços de personalidade, deixo duas sugestões: o site: http://www.enneagraminstitute.com/dis_sample_36.asp e também o teste Myers-Briggs (MBTI).

2 comentários:

  1. Muito bem, gostei do aprendizado. Como sempre, escreve muito bem, simples e certo.

    ResponderExcluir