quarta-feira, 14 de maio de 2014

CONHEÇA O MAIOR COMPLEXO INDUSTRIAL INTEGRADO DO BRASIL

Se você pensa que por São Paulo ser o estado mais rico e industrializado ele possui o maior complexo industrial integrado do Brasil, infelizmente você se enganou. O polo industrial de Camaçari é o primeiro complexo petroquímico planejado do país e está localizado no município de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, capital do estado da Bahia. Maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, o polo tem mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, fertilizantes, energia eólica, bebidas e serviços.

Desde o início das operações das primeiras indústrias, em 1978, o polo industrial de Camaçari registra uma trajetória de evolução contínua. Superando crises conjunturais, mudanças de política econômica e as transformações marcantes no contexto internacional, o complexo experimentou ciclos sucessivos de expansão, preservando a posição de relevância no setor industrial. Localmente, contribui para o desenvolvimento da economia regional através da oferta de emprego e renda, promovendo a sua modernização mediante a introdução de novas tecnologias, especializações e elevados padrões de desempenho técnico e empresarial.

A fase atual do polo apresenta como traços marcantes a expansão e diversificação industrial. Os maiores empreendimentos implantados no estado nos anos recentes se localizaram no polo de Camaçari. A Ford instalou o Complexo Industrial Ford Nordeste, que é o maior e mais recente investimento da montadora em todo o mundo, estimado em US$ 1,2 bilhão, para produzir 250 mil veículos/ano (expansão prevista para 300 mil) para os mercados interno e externo. Já a Monsanto investiu US$550 milhões para instalar a primeira indústria de matérias-primas para herbicidas da América do Sul. A despeito dos avanços, ainda é reduzido o volume de produtos finais químicos e petroquímicos produzidos em Camaçari. Persiste como desafio a necessidade de atração de novas empresas transformadoras, para fortalecer a cadeia produtiva do complexo.

Montadora da Ford localizada no polo de Camaçari




Polo industrial de Camaçari


Complexo Integrado

A maioria das empresas do polo está interligada por dutovias à Unidade de Insumos Básicos da Braskem. Maior indústria do complexo de Camaçari e um dos cinco maiores empreendimentos privados do país, a Braskem recebe derivados de petróleo da Petrobras, principalmente a nafta, em sua unidade e os transforma em petroquímicos básicos (eteno, propeno, benzeno, tolueno, butadieno, xilenos, solventes e outros).

Estes produtos e também utilidades como energia elétrica, vapor, água e ar de instrumento são fornecidos às unidades produtivas da própria Braskem e às indústrias vizinhas, de segunda geração, que, por sua vez, fabricam os petroquímicos intermediários e alguns produtos finais.

Um etenoduto com mais de 400 quilômetros de extensão interliga a unidade de insumos básicos da Braskem em Camaçari às suas fábricas de cloro-soda e PVC em Alagoas, fazendo a conexão entre os polos industrial de Camaçari e cloroquímico daquele Estado. Estruturado para funcionar de maneira integrada, o polo conta com serviços especializados em manutenção industrial e proteção ambiental (CETREL).

Acessando o link abaixo, você pode conferir o fluxograma básico de produção do polo industrial de Camaçari: http://www.coficpolo.com.br/2012/imagens/fluxograma.jpg

Se quiser conhecer mais um pouco a respeito desse complexo industrial que é referência mundial, veja o vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário