quinta-feira, 20 de março de 2014

USINA DE ITAIPU (VISITA TURÍSTICA E TÉCNICA)

A Usina Binacional de Itaipu leva o título de um dos maiores empreendimentos civis em termos de extensão, no entanto ela também é fruto de decisivas negociações entre Brasil e Paraguai durante a década de 60, determinantes como a sua presença atual na matriz energética destes. Em 22 de julho de 1966, assinou-se a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta para estudar o aproveitamento dos recursos hídricos dos dois países no trecho do Rio Paraná.  Posteriormente, em 1973, o  tratado que deu origem à usina foi assinado também. Já mais recentemente, em 2006 e março 2007, elevando a capacidade instalada para 14.000 MW,  Itaipu consolidou-se como a maior usina geradora energia do mundo.


            O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma tupi-guarani, o termo significa "pedra na qual a água faz barulho". Com seu lago perfazendo uma área de 1 350 quilômetros quadrados e sendo considerada, desde 1995, como uma das 7 maravilhas do mundo moderno, a usina apresenta, para os Engenheiros futuros e de plantão, a chance de conciliar um passeio turístico a uma visita técnica riquíssima. O site da usina tem uma seção somente para visitas intitucionais pré-agendadas (https://www.itaipu.gov.br/turismo/visita-tecnica-institucional). Essa é, indiscutivelmente, uma oportunidade para que os estudantes conheçam e entendam como empresas brasileiras de grande porte funcionam e quais as demandas que os engenheiros têm dentro delas.

            Dia 30 de dezembrode 2013, a binacional bateu, pelo segundo ano consecutivo, seu próprio recorde de geração, o que hoje tem levado, inclusive, a um aumento do número de visitantes. Foz do Iguaçu aparece em primeiro lugar entre as não capitais no Ranking 2013 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. A força motriz do aumento é a elevação de brasileiros entre os turistas que visitam Itaipu, cuja visitação subiu 12% se comparados janeiro de 2013 e de 2014. Se colocarmos em números absolutos, Itaipu recebeu neste ano 11.101 turistas brasileiros a mais que no mês de janeiro anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário