sexta-feira, 21 de março de 2014

JEITINHO BRASILEIRO E A ENGENHARIA QUÍMICA

Se pararmos pra pensar no tanto de coisas que deixamos pra lá devido a cultura de evitar ao máximo a fadiga e pensar nos problemas na hora para resolvê-los ficamos um pouco assustados. Não é a toa que existe a famosa expressão que pelo menos uma vez na sua vida já deve ter sido utilizada, mesmo que sem perceber, o famoso “Jeitinho Brasileiro”.


O potencial dos brasileiros por usar o lado criativo do cérebro é digno de inveja a muitos outros países, porém que algumas vezes pode incomodar devido a falta de responsabilidade em soluções e ideias aplicadas em alguns casos. O poder de empurrar a sujeira pra baixo do tapete sem se preocupar se alguém vai encontrar ou não é uma das grandes coisas que movem nosso país (infelizmente).

Como engenheiros, devemos deixar essa prática tão famosa e comum no nosso dia a dia e pensar corretamente, muitas vezes o barato pode sair mais caro do que se imagina. Nem sempre as soluções práticas para aquele momento são as melhores se for analisar a longo prazo. As medidas que teremos que tomar ao longo de nossa vida profissional não envolvem apenas o nosso dever e nossa segurança, mas também de toda a sociedade que de alguma forma irá se beneficiar deste produto.


Portanto, o quanto antes começarmos a deixar de preguiça, e deixar pra depois o que não é considerado tão importante assim pra você, mais fácil será quando a questão profissional e sua carreira estiverem em jogo pois uma escolha errada pode lhe custar anos de dor de cabeça.

Um comentário:

  1. Texto péssimo, sem conteúdo, argumentação fraca e vocabulário informal. Estes itens conferem baixa qualidade a mensagem que o autor tentou passar. Sugiro maior revisão e refino nas publicações.

    ResponderExcluir