quinta-feira, 20 de março de 2014

CLOUD STORAGE - ENGENHEIRO PREVENIDO TEM SEUS ARQUIVOS A MÃO EM QUALQUER LUGAR

Imagine a situação, você é estudante de engenharia química e participa de uma empresa júnior. Na empresa, te pedem para fazer uma apresentação para potenciais parceiros sobre os projetos em desenvolvimento, em powerpoint. Você, compromissado, faz a apresentação com todos os dados e detalhes e enriquece a apresentação junto ao grupo de marketing. Está feito! Você salva a apresentação com todo carinho e cuidado no seu pen-drive e depois vai fazer suas outras atividades como estudar ou até mesmo sair de casa. No dia da apresentação, você tem uma prova bem cedo e devido a isso, sai correndo de casa. Faz a prova e parte para a apresentação. Ao chegar lá, percebe que esqueceu o pen drive onde a apresentação estava salva, em cima da mesa. A apresentação aos parceiros não é feita e a parceria é perdida. Agora imagine a mesma situação, mas onde o responsável pela apresentação salvasse seus arquivos também em "nuvem". Bastaria somente acessar a internet e recuperar seu arquivo ou mesmo já apresentar o projeto direto de um computador com internet. A parceria seria salva e tudo estaria resolvido. 


Pois bem leitor do Projeto BetaEQ, você sabe o que é a 'Cloud Storage' ou em português, 'Armazenamento em Nuvem'? Se a resposta for não, é bom ler essa matéria e descobrir como você pode deixar seus arquivos salvos de forma segura e acessíveis em qualquer aparelho que tenha acesso a internet (tablet, PC, Smartphone e etc.). Se a resposta for sim, recomendo também que continue lendo esta matéria, para saber quais os melhores serviços de Cloud Storage estão disponíveis. 

O Cloud Storage é um serviço de armazenamento de ficheiros, fácil de usar, acessível na Internet. Funciona como um disco virtual a que pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar. O Dropbox, o Google Drive e o Skydrive são serviços de armazenamento em nuvem. Os Arquivos podem ser acessados pelo usuário (ou pelas pessoas com as quais ele compartilha pastas) em qualquer dispositivo com conexão à internet. Além de ser uma excelente opção de ter os seus arquivos e trabalhos à mão sempre, também são uma forma segura de armazenar pastas e projetos. Os arquivos inseridos nesses sistemas não ficam disponíveis ao público (a menos que você configure as pastas para isso.).  A seguir as características destes 3 principais serviços em nuvem:

O Google Drive


O Google Drive foi criado em 2012 e dá ao usuário 5GB grátis de armazenamento no início. Um utilizador consegue espaço extra, que é compartilhado entre Picasa e Google Drive, que vai de 25 GB até 16TB pagando uma quantia mensal (2,49 dolares/mês ou menos de 2,00 euros/mês).  Pode ser adquirido através da contratação de um plano de pagamento mensal. Para utilizar o Google Drive basta ter uma conta no Gmail e baixar o aplicativo para PC/Android. Um sistema também muito útil oferecido pela Google é o Google Cloud Print, na qual você coloca qualquer documento para impressão, a partir de qualquer dispositivo, mesmo estando quilômetros longe da sua impressora. Para configurá-la basta ter o Google Chrome instalado no seu computador.

Google Drive: 

Google Cloud Print: 

O SkyDrive (Microsoft SkyDrive)


Serviço de armazenamento que faz parte da linha Windows Live da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma conta do Hotmail (Windows Live ID). Também é possível definir arquivos públicos, somente amigos (apenas os amigos podem acessar a pasta definida como para amigos da rede Windows Live), usuários definidos (apenas usuários predeterminados podem acessar a pasta definida para eles/ele acessar) ou privados. O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até Abril de 2012, hoje apenas 7 GB. Para utilizá-lo basta ter uma conta do Hotmail (como já foi dito anteriormente) e instalar o aplicativo no PC/Tablet/Smartphone. Integrado a ele há o Windows Live Office, que é uma suíte on-line que permite aos usuários carregar, criar, editar e compartilhar documentos de texto, planilha eletrônica, apresentações multimídia e anotações que podem ser coletas e compartilhadas em grupo, mas com algumas funcionalidades limitadas.

SkyDrive:

O Dropbox

Criado em 2008, precedente ao Google Drive e o SkyDrive, ele também é um serviço de armazenamento de arquivos. Para utilizá-lo basta ter uma conta de e-mail (seja Gmail, Yahoo, Hotmail...) e instalar o aplicativo, funciona em Pcs/Tablets/ Smartphones e sistemas operacionais como Windows, Linux e Mac. O Dropbox é muito seguro, para se ter noção, o cuidado que a empresa tem com seus dados é tão grande que seus dados têm a mesma dificuldade de ser capturados quanto dados bancários!


Ou seja, chega de perder trabalhos importantes porque esqueceu o pen-drive em algum lugar! Chega de encher seu computador com livros e pastas em pdf, chega de ter o maior trabalho de passar suas pastas para um novo computador quando você aposenta o velho, basta de enviar arquivos para si mesmo via e-mail para poder abrí-los depois! Esses serviços são gratuitos (mas se você quiser expandir a capacidade de armazenamento, você pode comprar pacotes de capacidade). Seus arquivos em todos os lugares a qualquer hora em diversos dispositivos. Ainda vai continuar sem nenhum deles nos seus aparelhos?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário