quarta-feira, 19 de março de 2014

AS MELHORES EMPRESAS QUÍMICAS PARA SE TRABALHAR

 Todos sonham em trabalhar numa empresa que forneça aos seus funcionários um plano de carreira sólido e um ambiente confortável, além de boa remuneração e benefícios. Na indústria química, são tantas as empresas que muitas vezes temos dificuldade em escolher qual delas escolher para o nosso futuro profissional. Para ajudar nessa decisão, é sempre bom consultar pesquisas e revistas especializadas no assunto. Todo ano, o Guia VOCÊ S/A elabora um ranking intitulado As melhores empresas para você trabalhar. A seguir, você pode conferir quais empresas do setor químico e petroquímico ocuparam as melhores posições na lista de 2013.


5° lugar – BASF


A BASF – The Chemical Company é uma empresa química de origem alemã fundada em 1865. Suas unidades de produção, distribuídas em 39 países, conduzem negócios com clientes em mais de 170 nações. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. No Brasil, a BASF conta atualmente com diversos centros de produção, entre eles, Camaçari (BA), Guaratinguetá (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e São Bernardo do Campo (SP).

Site oficial: www.basf.com.br/

4° lugar – Monsanto


A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia fundada em 1901 nos Estados Unidos. Chegou oficialmente ao Brasil em 1963 e sua sede no país localiza-se em São Paulo, mesmo estado onde foi instalada a primeira fábrica, na cidade de São José dos Campos (SP), em 1976. No Brasil, dedica-se a produzir herbicidas e sementes de milho, soja, algodão e hortaliças, e variedades de cana-de-açúcar, produtos que ajudam os agricultores a produzir mais, com menos recursos naturais.


3° lugar – Dow


A The Dow Chemical Company é uma corporação americana de produtos químicos, plásticos e agropecuários, atuando em numerosos setores. Fundada em 1897, os mais de 5.000 produtos da empresa são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países. Presente no Brasil desde 1956, atualmente possui 4 escritórios, 8 laboratórios e centros de pesquisa e 15 unidades fabris, espalhados pelos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.


2° lugar – DuPont


A DuPont é uma empresa estadunidense fundada em 1802 como uma fábrica de pólvora. É amplamente conhecida por sua grande variedade de produtos assim como pela sua liderança no campo da pesquisa em ciência e tecnologia. Sua linha de atuação abrange produtos químicos, fibras, polímeros, produtos agrícolas, entre outros. A empresa desenvolveu e patenteou diversos produtos importantes, como o nylon, o Teflon e o Kevlar. No Brasil, está localizada no estado de São Paulo.


1° lugar – Cristal Pigmentos do Brasil


A Cristal é a segunda maior produtora de pigmento de dióxido de titânio (TiO2) do mundo.
Conta com sete fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil. Para o processo de produção no Brasil, a Cristal conta com três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca, na Paraíba; a fábrica em Camaçari, na Bahia; e o escritório comercial em São Paulo, que atende a demanda de toda a América Latina.


Como é feito o ranking pelo Guia VOCÊ S/A?


É necessário que a empresa se inscreva para participar da pesquisa. Ela consiste de dois questionários: um que é respondido pela empresa e outro que é respondido pelos funcionários. O questionário da empresa inclui informações gerais sobre a organização (o número de funcionários, missão, valores e grau de instrução da equipe, entre outros dados) e a avaliação da empresa em si, incluindo as práticas e políticas de RH.

O questionário do funcionário mede o que se chama de parte subjetiva da pesquisa, porque se baseia na percepção que as pessoas têm sobre a organização que as emprega, o trabalho em si, os chefes e os colegas. A empresa é avaliada em quatro categorias: identidade; satisfação e motivação; aprendizado e desenvolvimento; e liderança.

O Índice de Felicidade no Trabalho é a nota final da empresa. Ele é composto por 70% da percepção dos funcionários e 30% das políticas e práticas de RH, além da visita que os jornalistas da equipe do VOCÊ S/A realizam nas empresas. O questionário do funcionário tem peso maior na composição da nota final porque a pesquisa foi criada para dar voz a quem mais entende da empresa em que trabalha: seus funcionários.

 

Você pode acessar a lista completa com todas as empresas e suas respectivas notas através desse link: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/melhores-empresas-para-trabalhar/2013/quimica-e-petroquimica/

 


2 comentários:

  1. A curto prazo a BASF é boa.. fora isso.. Só Jesus na causa! Eles querem engenheiro mas o cargo é de analista.. Tipica empresa que está aqui só pra lucrar em cima de Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço os benefícios e oportunidades que a Monsanto oferece a seus empregados, mas penso que devem ser de fato distintos, visando contrabalancear os inúmeros litígios e controvérsias nos quais esta companhia está envolvida.

    Antes de trabalhar para esta empresa assista o documentário "O mundo segundo a Monsanto".

    http://www.youtube.com/watch?v=gE_yIfkR88M

    ResponderExcluir