segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TUDO SOBRE IDIOMAS NA EQ

No mercado de trabalho o inglês deixou de ser opção. É fundamental. Hoje em dia o domínio, pelo menos básico da língua inglesa é praticamente obrigatório, em qualquer profissão. Ter fluência no idioma pode colocar um candidato disparadamente adiante dos outros num processo seletivo ou numa simples análise de currículo. O inglês está em toda parte e com o nível crescente de multinacionais se instalando no país, além de eventos internacionais que acontecerão em território brasileiro, conhecer o mínimo do idioma se tornou 'mainstream'. (Não sabe o que é mainstream? Aí, já percebemos que você está por fora. Continue lendo a matéria para saber como você pode aprender pelo menos o fundamental do idioma, de graça.)



Para engenharia este conhecimento é ainda mais essencial, pois, por exemplo, diversos bons artigos relacionados à nossa área estão em inglês, as revistas mais conceituadas nas áreas de tecnologia, ciência e gestão de negócios e as dezenas de novidades e ferramentas de tecnologia também. O inglês definitivamente abre portas, e não só as de emprego, como se sabe o Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da comunicação com todo o mundo. É através dele que você poderá ampliar seu círculo de amizades e fazer networking com diferentes pessoas em torno do globo.
Foi pensando nisso, que hoje resolvi escrever essa matéria para vocês. Nela poderão ser encontradas dicas de cursos online grátis, conselhos para potencializar os estudos, além de tomar conhecimento dos melhores dicionários online da atualidade e ficar por dentro da iminente importância de ter o inglês como segundo idioma.
O Inglês e sua importância no Mercado de Trabalho
No mercado de trabalho o inglês virou atributo essencial para a conquista da maioria das vagas de nível universitário. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Perdi a oportunidade, pois não sei Inglês”. Pois é, mesmo que o candidato não vá utilizar o Inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de saber inglês, já é um diferencial em seu currículo. Pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 30% maior em relação ao salário de outra que não tenha o inglês (nem nenhuma outra língua) como segundo idioma. 
Não dê bobeira! Na hora de fazer o currículo deixe claro o seu nível de aprendizado!

- Básico: Aprendeu o suficiente como os cumprimentos em outra língua.
- Intermediário: É quando se tem conhecimento de vocabulário de palavras do cotidiano, mas dificuldade em formar frases.
- Avançado: Pode ser avançado somente na conversação ou somente na língua escrita.
- Fluente: Aquele que tem a capacidade de dominar a língua escrita e a língua falada.
Não há necessidade de colocar no currículo o curso nem o tempo que passou estudando, pois as empresas preferem testar o candidato. Adotam avaliações de línguas durante a seleção de emprego. 
A Aprendizagem do Idioma
Não existem métodos milagrosos nem escolas excepcionais que o tornarão num “expert” em Inglês em pouco tempo. Na realidade é um estudo longo que dependerá apenas de seu esforço e vontade de querer aprender cada vez mais. A sugestão BetaEQ é que o aluno utilize diferentes métodos para estudar outro idioma, como filmes, séries, músicas e livros que sejam de seu interesse, ou seja, algo que você goste e que dê prazer em estudar.
Aprenda ou Aprimore seu Inglês sem sair de casa. 
Preparamos uma lista de sites para aprendizagem ou consulta de palavras, para agilizar o aprendizado do idioma:
DICIONÁRIOS/TRADUTORES
·     Cambridge Dictionaries Online (http://dictionary.cambridge.org/). Aqui você encontra diversos tipos de dicionários (Business, American, British Dictionary) para auxiliar em seus estudos. Um dos mais completos e melhores dicionários online que se sabe atualmente.
· Falando em bons dicionários, temos também o Oxford Dictionaries Online (http://oxforddictionaries.com/us), que tem como opção fornecer a palavra procurada em diversos contextos e também te dá a opção de traduzir para outras línguas. 
·     O Longman Dictionary (http://www.ldoceonline.com/), juntamente com o Cambridge e o Oxford Online, também é um ótimo dicionário. Auxilando na gramática e tendo opções de contextualizar a palavra procurada em outras sentenças. 
· Para traduzir textos maiores, nós recomendamos o Babel Fish Translator (http://www.babelfish.com/), que costuma traduzir muito bem os textos sejam eles português-inglês ou inglês-português. (Não se esqueça de escrever tudo corretamente) 
CURSOS ONLINE
·     Para quem já tem uma noção de inglês o Conselho Britânico fornece ensino de inglês online, com vídeos, músicas artigos e muitas outras ferramentas para aprimorar o inglês. Acesse: http://learnenglish.britishcouncil.org/en – British Council
·    A BBC Brasil Online (http://www.bbc.co.uk/portuguese/topicos/aprenda_ingles/ ) têm reportagens em inglês que estão disponíveis para leitura e na versão áudio. 
·        No 1-language (http://www.1-language.com/englishcourse/index.htm ) se pode encontrar materiais para todos os níveis de inglês.
·        O English Experts (http://www.englishexperts.com.br/ ) como o próprio slogan do site diz é um guia para quem estuda por conta própria via internet
BATE-PAPO/ INTERCÂMBIO LINGUÍSTICO
·        Shared Talk - Afim de conversar com pessoas de todo o mundo? Ensinar português e aprender inglês? Pois o Shared Talk (http://www.sharedtalk.com/ ) vem justamente com essa proposta. Com ele você pode conversar com pessoas de todo o mundo e ainda trocar conhecimentos de idiomas. Já pensou aprender inglês com um Britânico de verdade?
BÔNUS BetaEQ: PARA TENTAR APRENDER UMA TERCEIRA LÍNGUA 

Se você já tem uma boa noção de inglês e quer aprender uma outra língua, você pode acessar (http://www.german-flashcards.com/ ), este link te redirecionará para o German-Flashcards (ensino online de Alemão), porém, mais abaixo, na janela desse site, há outras opções de idiomas (Francês, Mandarim, Japonês, Italiano, Hindi, Espanhol, Sueco, Tailandês, Coreano, Russo e Holandês). É só escolher um, e fazer o cadastro. Você faz lições online de escrita e leitura e recebe mais exercícios por e-mail. Ou você pode acessar o (http://livemocha.com/pages/learn-languages/ - Live Mocha) e ter acesso a quase 38 idiomas.
Já que Inglês passou a ser trivial, um terceiro idioma pode conceder notoriedade. Estudos apontam que aqueles que não possuírem uma terceira língua, futuramente encontrarão mais dificuldade em construir uma carreira de sucesso. Mas tudo depende de seu ramo de atividade. Quando o assunto é a terceira língua, por exemplo, na área de alimentos, o Francês é muito importante, em maquinarias, metalurgia e indústria química, o Alemão prevalece, e hoje, com a força entre Brasil e China, o Mandarim aparece como uma boa opção quando se trata de importação e exportação. Além de ganhar pontos com os estrangeiros, fazer negócios fica muito mais fácil quando se domina outros idiomas.
O Inglês sem Fronteiras e a Plataforma My English Online
O Programa inglês sem fronteiras é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País. Para se candidatar ao curso My English Online é necessário que o usuário atenda aos seguintes requisitos:
1. Estar matriculado em instituição de ensino superior pública, em curso de graduação; ou ter obtido pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para estudantes de graduação das instituições de ensino superior privadas; ou ser aluno de pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES. 
2. A cada dois meses deverá, obrigatoriamente, realizar um Teste de Progresso de modo que, em cada nível, o estudante deverá realizar dois Testes de Progresso antes da Prova Final. O estudante receberá um aviso por e-mail caso não realize o teste ou a prova dentro do prazo. 
O usuário terá sua senha cancelada e não poderá voltar a cursar o My English Online caso não realize os Testes de Progresso ou a Prova Final dentro do prazo estabelecido. 
3. O aluno será habilitado no próximo nível de estudo se obtiver um rendimento igual ou superior a 60% na Prova Final. Para cada nível concluído, o usuário receberá um certificado de conclusão por e-mail.

Se você atende aos requisitos e quer se cadastrar, acesse: (http://www.myenglishonline.com.br/).
Esperamos que com essa matéria e nossos conselhos, nós possamos ter ajudado os interessados em aprender ou reciclar seus conhecimentos na língua inglesa, que, como apresentamos aqui, deixou de ser apenas um diferencial, para se tornar fundamental na atualidade. 
Fonte(s):

MEC - Ministério da Educação

Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário