segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - MESTRADO

O que exatamente um Programa de Pós-graduação em Engenharia Química é capaz de propor aos seus ingressantes?


Podemos considerar que um Programa de Pós-graduação visa qualificar profissionais de nível superior a fim de que sejam difundidos conhecimentos e que soluções sejam propostas para as mais diversificadas problemáticas existentes.

Em se tratando da pós-graduação stricto sensu, cada universidade em seus mestrados diante da observação do mercado local, especificidades e necessidades regionais procura envolver os recursos energéticos e biotecnológicos de sua região e/ou particularmente de seu estado conglomerando processos químicos, bioquímicos, fermentativos, etc. 

Devido a academia estar apta a capacitar seus alunos para assuntos relacionados aos processos regionais é indispensável para o progresso da economia local a parceria Universidade-Indústria.

O desenvolvimento de pesquisas e trabalhos técnicos são inerentes aos mestrados que fazem parte do campo da Engenharia Química, de Processo e ainda a Bioquímica, pois a partir destas atividades a qualificação e a capacitação dos alunos são incentivadas, além do incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico da região em que o Programa de Pós-Graduação se insere, sendo sempre respeitadas as necessidades e/ou carências energéticas existentes na região. 

Inúmeras são as temáticas e trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas da Engenharia Química. No entanto, a grande maioria visam as indústrias sucroalcooleiras, as centrais de utilidades que efetuam o tratamento de efluentes, água e gases, por exemplo. Nos últimos anos as indústrias petroquímicas, de PVC, de cloro-soda e de fertilizantes começaram a ter destaque nos trabalhos de mestrado.

Na Universidade Federal de Alagoas- UFAL, por exemplo, há 3 Linhas de Pesquisa distintas:

MODELAGEM, SIMULAÇÃO, OTIMIZAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS
Simulação e controle de processos químicos. Redes Neurais, Fuzzy e Sistemas Híbridos. Modelagem Matemática e Computacional Aplicada. Logística. Otimização de Processos e Planejamento de Produção.

SISTEMAS ENERGÉTICOS E MEIO AMBIENTE
           Estudos de sistemas energéticos alternativos. Desenvolvimento de processos e produtos regionais. Reciclagem e tratamento de resíduos. Processos catalíticos. Petróleo e gás. Biodiesel (reação e processos de separação). Energia Solar Térmica.

PROCESSOS BIOQUÍMICOS
Estudos de Processos fermentativos e enzimáticos. Estudos de processos de separação de produtos biotecnológicos.


      O Programa de Pós-Graduação stricto sensu mestrado tem como um dos seus principais objetivos a ampliação dos conhecimentos contraídos na graduação, assim como também visa a propriedade de metodologias e de procedimentos de investigação técnica e científica e é, sem dúvida alguma, uma das melhores alternativas para quem dar início à carreira acadêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário