sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - O QUE É?

A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, que muitas das vezes são os professores de sua universidade, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.


Você pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio.


Muitos se perguntam o que uma iniciação cientifica pode lhe oferecer. A iniciação cientifica pode ser uma porta que abre inúmeros caminhos para o estudante dentro e fora de sua universidade. Através de feiras, congressos voltados para aera, são comuns os organizadores reservarem um espaço e tempo do evento para que alunos de todo o Brasil ou mundo mostrem ao mundo suas pesquisas e projetos.

É assim que na maioria das vezes “olheiros” de grandes empresas buscam talentos para inserir em suas empresas. Além de prêmios e reconhecimentos que o aluno pode receber através de sua iniciação cientifica.


Em dúvida de fazer ou não uma iniciação cientifica? Procure os professores de sua faculdade, pois são através deles que vocês terão uma melhor visão do campo da iniciação e até mesmo se encaixe em algum projeto de iniciação deste seu professor. Com uma iniciação cientifica você quando chegar ao mercado de trabalho só tem a ganhar, pense nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário